O relacionamento abusivo é uma cruel realidade. Pois milhares de mulheres se veem presas nesse ciclo doloroso. Mas outras, nem se dão conta de que estão passando por isso.

De acordo com a Onu Mulheres, em 2023, 243 milhões de mulheres sofreram violência por um parceiro íntimo. No Brasil, a cada 2 horas uma mulher é assassinada.

Mayra Cardozo, mentora de Mulheres e Advogada. Ela listou conosco os passos importantes para se proteger e se livrar do relacionamento abusivo.

Um relacionamento saudável é baseado no respeito entre ambas as partes. Aqui não tem espaço para manipulação, violência ou ciúme. Pois existe companheirismo, dedicação e consentimento.

Já o relacionamento abusivo, tem muitos sinais. Pois ele pode ser um ciúme excessivo, ou uma necessidade de controle sobre a outra pessoa. Manipulação, violência física ou verbal.

Ao identificar que algo não está certo, é necessário procurar ajuda imediatamente. Porque nenhuma mulher precisa lutar sozinha.

Existem instituições e Ongs preparadas para atender as pessoas nessas situações. Apoio psicológico e jurídico são oferecidos gratuitamente.

Confira no link mais informações. Porque somente com estratégias e informação, é que podemos levar segurança e apoio para todas.