Skincare infantil: dermatologista alerta para os perigos à pele  - Charme-se
Logo Charme-se

As crianças sempre repetem o que veem no dia a dia. Por isso precisamos ser sempre um bom exemplo. O excesso com as redes sociais pode ser um grande vilão. Afinal algumas trends podem trazer prejuízos para saúde. Meninas de 8 a 14 anos, por exemplo. Nessa faixa etária já acessam conteúdos para adultos e reproduzem rotinas de cuidado com a pele, que mais atrapalham do que ajudam. O skincare infantil precisa de acompanhamento de um adulto responsável.

Skincare infantil: Isabella aplicando creme mustela na pele

De acordo com o site Statista, os produtos de beleza para bebês e crianças vão bombar até 2028! A estimativa é que esse mercado vai chegar a R$ 5 bilhões. Portanto irá crescer 7,71% por ano. Alcançando assim 160,7 milhões de pessoas. Então, isso significa que as empresas de cosméticos e cuidados com a pele estão de olho nos pequenos.

Em outras palavras, prepare-se para ver ainda mais produtos de beleza feitos especialmente para os pequenos. Pois as marcas já estão percebendo que esse é público promissor. Porque os pais já entendem que o autocuidado infantil é importante.

Os riscos do skincare infantil

Mas é fundamental manter o cuidado. Porque as crianças, principalmente as meninas, são bombardeadas com muitas informações sobre beleza. A forma como elas consomem o conteúdo impacta diretamente em sua alto estima. Então, é necessário orienta-las com cautela para que aprendam a se cuidar da forma certa. Sempre respeitando sua beleza natural e entendendo que o autocuidado é algo importante. Se cuidar não é para modificar quem é você. Mas sim para valorizar sua essência e se manter saudável.

mãe e filha com roupão autocuidado
Imagem de prostooleh no Freepik

O skincare infantil, por exemplo, pode ser um grande aliado para cuidar da pele das crianças. Mas também para ensina-las sobre a importância do autocuidado. No entanto, é importante evitar excessos. É necessário ter orientação do médico e escolher os produtos certos.

Dra. Paula Colpas, (CRM/SP: 129556 – RQE: 34206). Dermatologista e consultora da TheraSkin alerta: “A pele da criança antes da adolescência é mais sensível e mais fina. A ação das glândulas sebáceas que protegem a pele, é reduzida até os 12 anos. Então isso deixa a cútis mais suscetível às substâncias químicas”, explica.

Além disso, a médica conta que o excesso e o uso dos produtos errados para idade podem causar diversos danos. “Os efeitos colaterais podem vir em dermatites de contato, alergias, irritações, surgimento de acne e até mesmo intolerância solar”.

O acesso a internet sem supervisão, gera muita desinformação. Pois muitas crianças passam a fazer skincare infantil usando produtos indicados apenas para adultos. Como é o caso do uso do retinol. Então, ao invés de se consultarem com um dermatologista, acabam seguindo receitas e trends nas redes sociais. Essa atitude pode gerar danos físicos e psicológicos. Por isso a orientação dos pais e responsáveis é tão importante.

Quais cuidados com a pele devem ser feitos para as crianças e pré-adolescentes?

A Dra. Paula resume bem: “limpeza, hidratação e protetor solar. Mas sempre feitos com produtos suaves e adequados para cada faixa etária. A única exceção é o caso de a criança apresentar alguma doença de pele, como dermatite ou alergias. Em qualquer caso, sempre é indicada a consulta com um dermatologista”.

Hidrate a pele do bebê sempre após o banho. Aplique o protetor solar 30 minutos antes de sair de casa.

Aqui em casa eu uso nas meninas o gel de limpeza e o hidratante da Mustela. Desde que a Bella era um bebê. São produtos para família inteira. Com ingredientes bons para a pele sensível das crianças.

O Mustela Hidratante Calmante é um creme para skincare infantil. Ele não possui aroma. Indicado para peles muito sensíveis.

Mustela Gel Suave faz uma limpeza delicada. Por isso pode ser usado desde o nascimento! Além disso, possui uma fórmula enriquecida com ingredientes naturais. Eles protegem a pele e o cabelo das crianças.

skincare infantil como fazer de acordo com a dermatologista

A Dra Paula indica 3 produtos da Thera Skin. Esta é a Única farmacêutica brasileira especialista em pele. Já atuam há 25 anos no mercado.

Cleany®Controle – Este Gel de limpeza é livre de corantes e conservantes. Por isso não agride a pele. Limpando suavemente e sem ressecar. Então, é uma ótima opção para o skincare infantil.

 Klaviê® Clinical – Hidratante indicado para adultos, crianças e bebês que possuam a pele seca, extrasseca, sensível, sensibilizada e irritada. Pois faz uma hidratação profunda.

Amilia® Repair – loção prebiótica que acalma e recupera a pele. Por isso reduz a a pele vermelha, acalma e alivia a coceira e o calor.

O que usar na pele das crianças?

Compre aqui

Observe se o seu bebê apresenta sinais de alergia a algum produto. Pois se notar irritação, interrompa o uso e consulte o pediatra.

O skincare infantil quando feito da forma certa é ótimo. Uma boa ideia para as mamães é fazer o seu cuidado com a pele junto das crianças. Pois o exemplo arrasta. Afinal, se torna um momento de aprendizado e inspiração.

Não hesite em consultar o pediatra se tiver dúvidas sobre os cuidados com a pele do seu bebê, Ou também se notar qualquer alteração na pele dele.

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Vanessa

    Amei esse post. Mas pele de criança eu acho que deveria ser usado somente produtos hipoalergenico e não usar muita coisa até para deixar a criança ser criança e não incentivar o consumo e cuidado al da conta.
    Hidratar e usar protetor solar já está excelente , isso na minha opinião.
    Beijos.

    http://www.parafraseandocomvanessa.com.br

    responder
plugins premium WordPress