Relacionamento abusivo: passos para se livrar e se proteger - Charme-se
Logo Charme-se
Relacionamento abusivo: passos para se livrar e se proteger

O relacionamento abusivo é uma cruel realidade. Pois milhares de mulheres se veem presas nesse ciclo doloroso. Mas outras, nem se dão conta de que estão passando por isso. É fundamental abordar este assunto. Porque somente com estratégias e informação, é que podemos levar segurança e apoio para todas.

De acordo com a Onu Mulheres, em 2023, 243 milhões de mulheres sofreram violência por um parceiro íntimo. No Brasil, a cada 2 horas uma mulher é assassinada.

Mayra Cardozo, mentora de Mulheres e Advogada. É a Idealizadora do método alma livre. Este método foi criado para auxiliar mulheres a saírem de relacionamentos tóxicos e abusivos. Ela listou conosco os passos importantes para se proteger e se livrar do relacionamento abusivo.

O que é um relacionamento saudável?

Muitas mulheres estão presas a um relacionamento abusivo. Pois não conseguem enxergar que estão passando por isso. Isso reflete muitas vezes o fato de não entenderem o que constitui um relacionamento saudável de verdade. Muitas vezes os abusos sofridos diariamente, são camuflados como forma de “um simples ciúme”. Mas quando isso afeta a individualidade e integridade da mulher, tem algo errado.

Um relacionamento saudável é baseado no respeito entre ambas as partes. Aqui não tem espaço para manipulação, violência ou ciúme. Pois existe companheirismo, dedicação e consentimento. Um relacionamento bom te acalma, te trás paz.

Um relacionamento saudável ajuda o casal a manter a sintonia. Mesmo quando discordam, conseguem se unir em prol do bem comum. Mas para isso, é preciso maturidade, compreensão e amor.

Como identificar um relacionamento abusivo?

O relacionamento abusivo tem muitos sinais. Pois ele pode ser um ciúme excessivo, ou uma necessidade de controle sobre a outra pessoa. Manipulação, violência física ou verbal.

Não é normal o companheiro proibir de ver a família, ou sair para onde quer que seja. Ou o companheiro querer mudar o estilo ou as roupas da companheira(o). Não é normal o companheiro sempre se fazer de vítima e colocar a mulher como a culpada por tudo.

Resumidamente, um relacionamento abusivo tem tudo, menos amor. E é importante saber, que o amor não machuca e nem aprisiona. Porque quando isso acontece, é outra coisa, menos amor.

Procure ajuda contra o relacionamento abusivo

Ao identificar que algo não está certo, é necessário procurar ajuda imediatamente. Porque nenhuma mulher precisa lutar sozinha. Existem instituições e Ongs preparadas para atender as pessoas nessas situações. Apoio psicológico e jurídico são oferecidos gratuitamente.

foto criada pelo IA do Canva onde mostra uma mulher de olhos fechados e triste por causa do relacionamento abusivo.
Foto gerado com IA Canva

Rede de apoio

Outro passo importante é se cercar de pessoas confiáveis. É fundamental contar o que está acontecendo. O sentimento das mulheres que passam pelo relacionamento abusivo é quase unânime. Pois se sentem culpadas, sozinhas e envergonhadas. Mas é indispensável se abrir com pessoas de confiança. Pois elas podem dar um suporte emocional e mais segurança em situações mais extremas.

Se abrir com pessoas de confiança, pode salvar a vida das mulheres. Pois as vezes, sozinhas não conseguem enxergar a gravidade de certas situações.

Desenho gerado por IA Canva mostrando várias mulheres sorrindo. Pois as mulheres são mais dortes quando se unem.
Desenho de várias mulheres sorrindo gerado por IA Canva – descreve como a rede de apoio pode ser significativa na vida da mulher. Devolvendo-lhe sentido para sorrir.

Se mantenha segura

Em muitos casos, as mulheres sofrem ameaças. Não é fácil sair de um relacionamento abusivo. Portanto o ideal é mapear, planejar um plano para se manter segura. Ou seja, manter sempre contato com as pessoas de confiança. Ir na polícia. Criar um código de segurança quando for necessário. Guardar documentos e identificar rotas de fugas, que sejam seguras.

Ao perceber uma mulher passando por isso, ofereça ajuda. Pode ser com informações, sendo rede de apoio ou indicando instituições que irão acolhe-la.

Compartilhe essas informações. Pois conhecimento pode salvar vidas.

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress