Aposto que você já usou queratina nos cabelos, mas talvez não saiba a sua função e importância para o cuidado dos fios. Neste post você irá entender de forma simples e prática todos os benefícios da queratina para nosso cabelo e como usa-la aí na sua casa.
O que é queratina e Qual sua função
A queratina é uma proteína que nosso próprio corpo produz, é formada por 21 aminoácidos. É encontrada no nosso cabelo, mas também na pele e nas unhas. Ela corresponde a 90% da composição do nosso cabelo, portanto é esta proteína que deixa os fios mais fortes e resistentes. Por isso que nós usamos muito na etapa de reconstrução do cronograma capilar.
Mesmo sendo uma proteína produzida pelo nosso organismo é necessário sua reposição através de tratamentos reconstrutores. Pois nossos fios sofrem agressões diariamente, como exposição ao sol , água do mar, altas temperaturas, químicas, poluição… Tudo isso faz com que haja um desgaste dos nutrientes naturais da fibra capilar. Então com isso o cabelo fica mais ressecado e fragilizado.
A queratina pode ser encontrada na forma líquida, creme, gel, pomada e cápsulas.
Os tipos de Queratina
- Queratina Hidrolisada: É mais leve e solúvel em água, não pesando os fios. Portanto ela consegue penetrar facilmente no cabelo, recuperando-o mais rápido.
- Queratina Hidrogenada: Esta é a mais usada nos produtos que encontramos no mercado, porém é menos concentrada, logo menos potente.
- Queratina Vegetal: É bastante parecida com a queratina presente nos nossos fios. Podemos encontrar na versão hidrolisada e hidrogenada. É extraída do arroz, trigo, milho, soja.
- Queratina animal: Esta queratina pode ser retirada de penas de aves, chifres e cascos de boi, por exemplo.
Use os melhores produtos:
[show_shopthepost_widget id=”4068857″]Como usar queratina nos cabelos
A queratina pode ser encontrada em máscaras, na composição dos produtos ou em forma mais concentrada como a líquida.
A frequência do uso deve ser de acordo com a necessidade do fio, mas sem exageros, pois pode causar efeito rebote. Portanto se você fez alguma química ou precisa de uma reposição de massa é indicado fazer uma manutenção nos fios 1 vez ao mês.
Mas caso seus fios estejam danificados, elástico… O ideal é fazer uma reconstrução capilar de 15 em 15 dias.
- Queratina líquida como booster: Misture um pouco da sua queratina líquida com sua máscara preferida para potencializar a ação. Respeite o tempo indicado na máscara.
- Diretamente nos fios: Lave o cabelo com shampoo, depois de bem limpos aplique a queratina no comprimento dos fios enluvando bem. Deixe agindo no tempo indicado na embalagem. Depois enxágue bem e finalize como de costume.
- Cauterização: A cauterização é um tratamento que tem como base a queratina, ela reconstrói os fios de dentro para fora e sela as cutículas. Deixando os fios mais saudáveis. Pode ser feita no salão de beleza ou em casa.
E então charmosa, gostou de saber um pouco mais sobre a importância da queratina nos cabelos? Sua reposição adequada é importante.
Fique de olho nas próximas dicas aqui no blog. Beijos!!
Felipe Lange
Ótimo post!
Blog Entrelinhas
Simone
Obrigada