Queda de cabelo: Por que o cabelo cai e como tratar - Charme-se
Logo Charme-se
Queda de cabelo: Por que o cabelo cai e como tratar

Uma das perguntas que mais recebo no minuto da Charmosa, é sem dúvidas sobre a queda de cabelo. Porque isso meche diretamente na nossa vaidade e nossa auto-estima. Afinal, ter um cabelo bonito e saudável é o que queremos, não é mesmo? Mas a queda de cabelo pode estar ligada a vários fatores, e para tratar este problema. Precisamos ficar muito atentas ao que nosso corpo diz e também a nossa rotina.

Queda de cabelo: Por que o cabelo cai e como tratar

Primeiro vamos entender a fase de crescimento do nosso cabelo:

  • Anágena: Pelo em crescimento.
  • Catágena: O pelo já cresceu e está ligado pelo folículo capilar.
  • Telógena: O pelo enfraquece e cai, pois é pressionado pelo fio novo (anágeno)

Entenda um pouco mais sobre estas fases no Portal Educação.


Queda de cabelo

Vale lembrar que a queda capilar é bem diferente de quebra capilar. Inclusive já falei sobre isso no post onde explico porque o cabelo quebra.

Mas, além disso, é importante saber que nosso cabelo passa por uma renovação. Ou seja, existe uma queda que é considerada natural. Especialistas afirmam que caem cerca de 100 fios do nosso cabelo todos os dias. Então neste caso, não se preocupe, porque também está havendo o  crescimento dos fios.

No entanto, precisamos nos preocupar quando a queda do cabelo ultrapassa essa quantidade de fios caindo. Ou seja, se seu cabelo está caindo mais que o normal.

Então, se você perceber qualquer alteração que não é normal, o ideal é procurar um médico. Sim, é bem óbvio, mas também o certo. Porque seja qual for a deficiência dos seus fios, provavelmente poderá ser interna, do seu próprio organismo.

Então só um especialista saberá te dizer com clareza qual o motivo da queda. Portanto é de suma importância que você procure um médico o quanto antes. Caso contrário a queda pode se agravar e falhas no couro cabeludo podem ocorrer.

Por que  meu cabelo está caindo ?

A queda capilar feminina é chamada de alopecia. Se o seu cabelo está caindo mais que o normal, como já mencionado, pode ser vários fatores. Então, segue abaixo uma relação dos fatores mais comuns:

– Genética

– Procedimentos químicos em excesso: Alisou o cabelo, fez relaxamento, pintou os fios ou fez mais de uma química no mesmo dia? Seja qual for o procedimento químico, ele interfere na estrutura capilar.

Então quando não há os cuidados adequados de recuperação desta estrutura, pode deixar os cabelos fragilizados e ter várias consequências como queda de cabelo, muitas vezes até corte químico.

– Falta de vitaminas: Quando nosso organismo sente deficiência em alguma coisa, nosso corpo responde a isso. Portanto a queda capilar pode ser até mesmo um alerta para a falta de vitaminas no seu organismo.

– Anemia: A deficiência do ferro no nosso organismo também pode causar queda capilar. Pois o déficit de oxigênio interfere diretamente na saúde dos fios, devido a queda da hemoglobina.

– Stress:  

– Vícios: Manter vícios faz mal para o organismo como um todo. Cigarros, bebidas podem prejudicar e muito a saúde do seu cabelo. Portanto evite este mal.

–  Infecções, inflamações

– Gravidez / Pós parto

– Distúrbio hormonal

– Fazer dieta sem acompanhamento médico

Estas são somente algumas das causas da queda de cabelo.

Como Tratar a queda de cabelo ?

Antes de começar o tratamento é importante já saber a causa. Pois assim você terá resultados significativos e não terá perigo de piorar o problema. Portanto nada de ir no Sr. Google e usar todas as receitas caseiras que conseguir.

Se  a causa for procedimentos químicos de má qualidade ou falta de cuidados pós procedimentos químicos, minhas dicas de como recuperar o cabelo, podem te ajudar. Mas não substitui a ida ao médico.

Não deixe de ir ao médico tricologista . Pois ele fará várias perguntas sobre sua rotina, irá pedir alguns exames e receitar os remédios indicados para você.

Muitas pessoas tendem a pensar que qualquer queda de cabelo é stress. Mas não se engane. Porque cada caso é um caso.

Mantenha uma boa alimentação: Cuidar da alimentação ajuda muito na saúde, principalmente dos fios. Por isso Invista em alimentos importantes para o crescimento do cabelo: Como lentilhas, cenoura, castanha, centeio… Pois possuem proteínas, selênio… Não esqueça do consumo de água.

Cuide sempre muito bem dos seus cabelos, mantenha eles limpos, com a hidratação em dia. Demorar muito para lavar os fios pode comprometer a saúde do couro cabeludo.

Nunca durma com o cabelo molhado, ou o prenda muito forte. pois isso pode acarretar na proliferação de fungos, caspa… E falando em caspa, ela também pode acarretar em queda, portanto se este for seu caso, invista em produtos anticaspa, ou seja, específicos.

Prefira usar shampoos mais suaves e produtos químicos.

E as receitinhas caseiras?

Para quem ama uma receita caseira, prefira tratamentos 100% naturais, como a babosa que ajuda a regenerar e nutrir os cabelos.

  • Use puro no couro cabeludo massageando suavemente e depois enxágue bem.

Outro produto natural é a argila, pois ajuda a eliminar as impurezas do couro cabeludo, a oleosidade. Oferece ação renovadora e anticéptica, mas é preciso ter cautela com o uso.

  • Misture um pouco de argila com água, aplique no couro cabeludo, deixe agir por 20 minutos e depois enxágue.

Faça umectações com óleos vegetais que ajudam a combater a queda como óleo de alecrim e óleo de rícino. Os óleos podem ser usados separados, ou uma misturinha de 50% alecrim e 50% rícino. Mas sempre use óleos 100% puro.

  • Massageie bem o couro cabeludo e deixe no mínimo 2 horas nos fios. Depois retire com o método UCPE.

Gostou das dicas caseiras? Reitero que ajudam, mas não substituem a ida ao médico, Ok?! Priorize sempre sua saúde. Ir ao médico regularmente é IMPORTANTE. ♥


Aqui no blog Charme-se você tem as dicas essenciais que precisa para manter seus cabelos sempre lindos e saudáveis.

Gostou das dicas? Já teve este problema? Então, agora aproveita e me conta tudo aqui nos comentários.

Beijos!

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress