O colágeno é a proteína mais predominante do nosso organismo. Ela vai melhorar a elasticidade e a qualidade da nossa pele. Mas infelizmente a partir dos 30 anos a produção de colágeno cai drasticamente. Então, não é a toa que um dos métodos mais usados para driblar isso é a suplementação. Só que aí entra várias questões: qual o melhor colágeno? Cápsulas, pó ou gomas?
De acordo com o Dr. José Roberto Fraga Filho. Dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Diretor Clínico do Instituto Fraga de Dermatologia. CRM-SP: 65.169. O colágeno é a proteína responsável pela estrutura e firmeza da nossa pele. Mas com o passar do tempo, sua produção natural diminui. Levando assim o aparecimento de rugas, linhas finas e a pele fica flácida.
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína. Ou seja, um conjunto de aminoácidos formado em tripla hélice. Ele se quebra no nosso organismo. Mas se “remonta” após a digestão. Porém, ainda não é possível ter certeza de onde exatamente esses aminoácidos vão depois da digestão. Não da para ter certeza se ele vai para pele formar a proteína de colágeno. Ou se será direcionado para outras utilidades do nosso corpo.
Então, é por isso que ainda existe uma controvérsia sobre o uso desta proteína. Seja em pó, gomas ou cápsulas.
Cápsulas, pó ou gomas: Qual a melhor suplementação?
“Apesar de formas diferentes, todos são a mesma coisa. O importante é tomar o Hidrolisado. Pois esse tem um peso molecular menor. Assim a absorção pelo nosso organismo é mais eficiente. É comum as pessoas falarem que tomam gelatina para produção de colágeno. Porém, ela apresenta alto peso molecular. Por isso infelizmente não chega a ser absorvida”, explica o Dr. José Roberto Fraga Filho.
Além do hidrolisado, também temos o colágeno Verisol. Ele é feito da pele e ossos de porcos. Ele garante elasticidade, hidratação e menos rugas.
Segundo a Dermatologista Dra. Alice Jaruche, CRM 139871. Se você tiver uma boa dieta proteica as vezes é melhor trabalhar a produção de colágeno natural da pele, do que toma-lo. “Vitamina C, Selênio, Cobre, Zinco, Silício. O uso destes cofatores melhoram a absorção e produção de colágeno na pele.” E necessário a orientação de um nutricionista.
“Outra coisa muito importante é evitar açúcar, tabagismo, se expor ao sol. Pois tudo isso danifica essa proteína natural da sua pele”, completa a Dra. Então, se você quer manter esta proteína em alta, evitar a perda dela é o primeiro passo.
Quando e como começar a usar colágeno?
O partir dos 30 anos pode se iniciar o uso do colágeno. Este produto se usa de 3 a 6 meses por ano. Pois a duração ideal varia de acordo com suas necessidades e objetivos. Não é recomendado para veganos. Porque é derivado de fontes animais, como porco, boi e peixes.
É seguro o consumo desta proteína. Mas deve ter o acompanhamento de um médico. Pois ele vai te auxiliar não só na escolha do tipo ideal. Como também na definição da dosagem adequada para você.
Além disso, inclua hábitos mais saudáveis, na sua rotina. Como praticar exercícios físicos regularmente e ter uma boa noite de sono.