Nada melhor do que uma boa rotina de skin care, para manter a pele saudável. Mas para ter um bom resultado é importante entender qual seu tipo de pele e o que ela precisa. Nós já sabemos que além de uma rotina de skin care pela manhã, os cuidados noturnos com a pele também são fundamentais. Uma das etapas mais importantes, nesse processo de cuidados, para conquistar uma pele saudável é a hidratação.
Todos os tipos de pele precisam de hidratação. No entanto, cada um precisa de cuidados específicos. Então, é importante entender a necessidade da sua pele e escolher os produtos certos.
São muitas as características de cada pele. Elas podem ser causadas por fatores genéticos, hormonais ou até mesmo climáticos. Algumas peles as vezes necessitam de tratamentos mais profundos. Então, é fundamental sempre se consultar com um dermatologista. Porque o profissional vai te orientar sobre qual o melhor tratamento para você.
Como hidratar e manter a pele saudável?
Pele seca
A pele seca se caracteriza pela baixa produção de sebo. Então, com isso a pele tende a ficar com aspecto ressecado, com mais facilidade. Outras características são descamação e vermelhidão. A pele seca acaba perdendo água em excesso. Por isso, é uma pele mais sensível e que pode apresentar algumas fissuras.
Se você tem a pele seca, saiba que a baixa umidade do ar, banhos muito quentes, esfregar demais a pele ou usar produtos muito abrasivos, podem ressecar ainda mais.
A boa notícia é que da para manter a pele saudável, mesmo ela sendo seca. Mas para isso é necessário ter bons hábitos. Então, mantenha uma limpeza suave e beba bastante água. Além disso, é indicado usar umidificadores de ar. Evitar roupas muito pesadas e manter o protetor solar em dia, também ajuda.
Hidratando a pele seca: use produtos com textura mais cremosa. Mas aplique generosamente no rosto ao longo do dia.
Sugestões
Pele mista
A pele mista possui áreas onde é mais seca. Mas outras, como a zona T, que costuma ser mais oleosa. Esse tipo de pele precisa de cuidados específicos. É importante usar produtos que equilibrem a oleosidade. Mas que também mantenha a pele com uma boa hidratação. Portanto é necessário incluir cuidados para atender as duas necessidades.
Hidratando a pele mista: use hidratantes em gel ou sérum. Mas depois de limpar e tonificar, aplique este produto por todo o rosto e pescoço também. Faça isso duas vezes ao dia.
Hidratação personalizada: nas áreas mais secas, como bochechas, aplique um hidratante cremoso. Mas na zona T, aplique um produto em gel.
A esfoliação pode ser no máximo duas vezes a semana. Mas é importante usar produtos mais suaves.
Sugestões
Passo a passo para manter a pele linda
Pele oleosa
Pele oleosa e muitas vezes acneica. é uma condição onde existe uma produção de sebo além do normal. Por isso a pele fica com mais brilho e poros entupidos. Neste caso, a hidratação também é importante. Mas o foco principal é manter essa produção de oleosidade equilibrada.
O brilho constante, os poros dilatados e o surgimento frequente de cravos e espinhas são apenas alguns dos sintomas que podem afetar a autoestima e a qualidade de vida. Mas da para controlar com uma rotina de cuidados com a pele adequada.
Toda pele vai produzir oleosidade. Afinal ela é importante para o viço e proteção. Porém, caso a oleosidade esteja em excesso é importante intervir. Então, é bom usar um gel de limpeza com ácido salicílico. Porque melhora a textura da pele e diminui a acne.
É necessário fugir dos tônicos com álcool. Mas invista em séruns com ácido glicólico e niacinamida.
- ácido glicólico: ajuda na renovação da pele. Portanto uniformiza o tom e melhora o viço.
- niacinamida: controla a oleosidade excessiva e é antioxidante.
Depois de aplicar estes produtos é a vez da hidratação. Então escolha um hidratante com efeito matificante e anti-inflamatório.
Sugestões
Manter a pele saudável vai além de usar apenas um hidratante. Porque é a rotina completa que faz diferença. Afinal cada produto age em conjunto para manter a pele linda e hidratada.