Os tapetes não só compõe a decoração, mas também conseguem mudar todo um ambiente. Afinal, o tapete ideal para sua casa pode trazer personalidade, beleza e conforto. Então, é super importante fazer a escolha certa. Para te ajudar, convidamos a Arquiteta Patrícia Penna para destacar os 5 passos indispensáveis, para você fazer a escolha certa.
Para escolher o tapete ideal, é importante levar em consideração vários fatores. Como é o caso do tamanho, material, local, entre outros. “É vital estabelecer o modelo que mais harmoniza com o ambiente e com o estilo de vida dos moradores. Pois traz bem-estar e praticidade na utilização e na manutenção do dia a dia”, explica a arquiteta Patricia Penna. Ela está a frente do escritório Patricia Penna Arquitetura e Design. “Não abro mão do tapete e costumo dizer que sua especificação conduz toda a linha do décor”, acrescenta.
Passo a passo para escolher o tapete ideal
O tamanho ideal
O primeiro passo para escolher o tapete ideal é escolher onde ele vai ficar. Pois é a partir daqui que você pode medir as dimensões necessárias, para criar uma decoração aconchegante e segura. Por exemplo, o tapete da sala deve ter uma sobra de no mínimo de 25cm embaixo do sofá. Porque isso evita que as pessoas fiquem tropeçando, causando acidentes. E claro, isso mantém a integridade do produto, fazendo o tapete durar por mais tempo.
Já na sala de jantar, a sobra deve ter de 0,70m a 1m. Pois isso permite uma melhor movimentação das cadeiras. “Se a sala for retangular, procure um tapete com o mesmo formato. Se o espaço for quadrado, ele deve seguir a proporção e o desenho da sala”. Detalha a arquiteta.
No quarto, era muito usado o tapete na lateral da cama. Mas agora, as decorações estão com o tapete embaixo do móvel. Pois assim fica mais harmonioso e simétrico. Causando um conforto visual e trazendo mais estilo. A dica é colocar o tapete embaixo da cama, de forma centralizada, mas deixando passar para fora das laterais uns 60cm.
O tapete para o lavabo precisa ser de fácil de limpar e o tamanho vai depender do espaço. Mas na maioria dos casos, são opções retangulares de até 50cm.
Sua casa vai ficar linda com estas dicas
Ambientes integrados
Os ambientes integrados são tendência e fazem sucesso. Afinal, traz amplitude ao ambiente. É fundamental que o tapete harmonize com o projeto do cômodo. Ele pode ser mais neutro, ou dar um toque de cor. Mas é importante fazer esta escolha antes de escolher o tapete definitivo.
Os tamanhos são muito importantes, neste caso. Pois conectam duas áreas com funções diferentes, como sala de estar e de jantar. Então, para não pesar e deixar a decoração poluída e sem personalidade, é importante ter um objetivo claro.
Um tapete bem amplo que abrace os móveis da sala de estar, vai delimitar o espaço de maneira sutil, mas super elegante.
Qual a cor do tapete escolher?
O seu tapete pode ter uma única cor ou estampa. Mas é preciso responder uma pergunta primeiro: Seu tapete vai ser coadjuvante ou protagonista da decoração? Pois esta escolha vai ajudar a manter um equilíbrio.
Um bom exemplo, é colocar um tapete com listras ou florais em um ambiente mais neutro. Neste caso, o tapete é o protagonista. É claro que da para criar um ambiente mais colorido, mas para acertar é fundamental usar itens, cujas estampas e detalhes conversem entre si.
O tapete ideal precisa combinar com sua decoração
Qual material do tapete?
Existe muitos tipos de materiais diferentes: lã, seda, couro, juta… Cada um possui vantagens e desvantagens. Então, tudo isso precisa ser levado em conta. Os produtos em lã, por exemplo, são perfeitos para a área interna. Mas os tapetes de fibras também podem ser usados na parte de fora.
Tapetes de fácil manutenção são as melhores opções para quem tem animais. Os sintéticos, por exemplo, possuem uma durabilidade melhor.
Separamos 3 sugestões de tapetes para o seu lar abaixo. É só clicar para ver mais.
Compre aqui
Como manter o tapete sempre lindo?
Para manter o tapete sempre lindo e fazer com que ele dure mais é fundamental cuidar sempre. Então, mantenha-o limpo. Contrate empresas especializadas para fazer a manutenção, pelo menos uma vez ao ano. Mas a limpeza semanal em casa, precisa ser feita sempre.