O melhor ácido para pele: veja como escolher de forma certa - Charme-se
Logo Charme-se
O melhor ácido para pele: veja como escolher de forma certa

Os cuidados com a pele precisam ser constantes. Afinal, só assim, você consegue mantê-la saudável e radiante. A pele é o maior órgão do corpo humano. Sofre constantemente com os atritos do dia a dia, exposição solar… Então, além da proteção é fundamental um cuidado mais específico, de tratamento. Os ácidos podem ser fortes aliados nisso, mas é importante saber escolher de forma certa. Confira a seguir como identificar o melhor ácido para sua pele.

Este artigo visa esclarecer alguns pontos importantes sobre os cuidados com a pele. Para que você entenda melhor o que está usando, ou pretende usar. Mas é fundamental sempre buscar a orientação do seu médico. Pois cada pele é única e com necessidades diferentes.

Veja como escolher o melhor ácido para sua pele

O melhor ácido para pele: veja como escolher de forma certa
Foto de MART PRODUCTION Pexels – mulher sentada na cama com uma notebook, segurando um espelho e um sérum para pele.

Ácido Retinol:

O retinol é o rei no quesito renovação da pele. Por isso, estimula a produção de colágeno. Com isso, é um forte aliado para quem quer se livrar das linhas de expressão. Como é o caso dos pés de galinha, o bigode chinês. Não é atoa que é conhecido como um ativo anti idade.

Para quem tem pele seca e normal, a pele ganha mais viço e luminosidade.

Embora o retinol tenho bons benefícios, algumas pessoas podem sentir a pele irritada ao usa-lo. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para evitar isso. Então, ao usar o retinol, alinhe ele com um bom hidratante, nos seus cuidados com a pele. Quem tem pele seca, pode usar loções ou cremes. Mas quem tem pele oleosa, é bom hidratar com sérum ou gel.

Normalmente, usa-se o ácido primeiro e depois o hidratante. Porém, se sua pele for muito sensível, você pode aplicar o hidratante primeiro.

As concentrações de retinol encontradas no Brasil são: 0,1% – 0,2% – 0,3%. começar com concentrações baixas ajuda a preparar a pele. Se não irrita-la, pode aumentar, mas siga as orientações da sua dermatologista.

O retinol deve ser passado de noite. Pois ao se expor ao sol, ele pode perder seu efeito. Visto que é fotossensível.

Como começar a cuidar da pele?

OBS: comece a usar o ácido com pouca frequência e vá aumentando gradativamente. Ex: comece usando 2 vezes na semana e se não irritar a pele, depois de um tempo pode ir aumento a frequência.

Ácido Glicólico:

O ácido glicólico faz uma esfoliação química na pele. Removendo assim as impurezas mais profundas. Ele tem a capacidade de revigorar o viço e uniformizar o tom. Portanto é maravilhoso para quem tem problemas com manchinhas de acne.

Por cuidar da textura da pele, acaba sendo um aliado para tratamento de anti idade. Esse é um ativo que agrada todos os tipos de pele e pode ser usado de manhã e de noite. Porém, ao ser aplicado de manhã, é necessário usar o protetor solar por cima.

Nas primeiras aplicações, é normal sentir o rosto dar umas pinicadas. Mas tenha atenção, não é normal a pele ficar vermelha ou descamar. Embora seja indicado para todos os tipos de pele, quem possui a pele sensível precisa ficar atento. Então se você tem rosácea ou melasma, cuidado para não irritar sua pele. Siga corretamente as orientações da dermatologista.

É fundamental prestar atenção na concentração do ácido, no seu produto. Lembre-se que concentrações mais altas podem irritar.

O ácido queridinho das peles sensíveis

O melhor ácido para pele: veja como escolher de forma certa
Foto de Kaboompics.com Pexels – mulher segurando um produto de tratamento para pele

Ácido Mandélico

Este ácido já garante uma pele mais suave, lisa e também uniformiza o tom. Por isso acaba sendo também uma boa opção para quem possui manchas. Esse pode ser uma boa alternativa para o ácido glicólico, pois ele não pinica. Mas possui ótimo resultado também.

Pode ser usado de manhã e de noite, mas pele manhã é obrigatório o uso do protetor solar.

Ácido Salicílico:

Perfeito para peles oleosas e com acne. Pois ajuda no controle da oleosidade e elimina o sebo dos poros. É interessante usar outros produtos que contenham este ácido em sua composição também, inclusive essa é uma ótima maneira para ter os melhores resultados. Como é o caso do sabonete da La Roche, Effaclar. Pois além de ter este ativo, ele garante limpeza suave e deixa a pele sequinha durante horas.

Mas é fundamental manter a hidratação. Pois assim você garante uma pele equilibrada.

Sugestões

OBS: cuidado ao misturar muitos ativos na sua rotina de cuidados com a pele. Pois você pode não conseguir benefício nenhum. Na pior das hipóteses, ficar com a pele irritada.

Agora você já sabe as diferenças entre os ácidos mais famosos no cuidados com a pele. Então, agora é focar nos cuidados e manter a pele saudável e linda.

Fonte: Dra. Marina Hayashida Médica dermatologista SBD-SP. CRM 162.841/RQE 65531

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress