Para ter cabelos saudáveis não basta ter bons produtos. Pois além disso, é importante ter uma rotina capilar adequada com a necessidade dos fios. Afinal, a forma como a gente cuida do cabelo, no dia a dia, vai impactar na saúde dele. As vezes, algumas ações que parecem inofensivas podem gerar atritos desnecessários aos fios, causando quebras. Ou até mesmo danos ainda piores. Mas para te ajudar, trouxemos 6 coisas que podem prejudicar muito os cabelos, que talvez você ainda não saiba. Anota aí e nunca faça isso no seu cabelo.
Nunca faça essas coisas no seu cabelo
Pentear debaixo do chuveiro:
Pentear o cabelo na hora do banho pode ser uma boa opção para ajudar no desembaraço. Pois quem é cacheada e tem o cabelo fino, sabe o quanto a finalização pode ser difícil as vezes. Mas é preciso fazer da forma certa. Então, na hora do banho, o indicado é retirar o excesso de água, aplicar a máscara e pentear com cautela. Não é necessário desembaraçar completamente. Pois ainda terá a etapa de finalização depois.
No entanto, muitas pessoas insistem em pentear o cabelo molhado, debaixo do chuveiro na água corrente. Mas nunca faça isso no seu cabelo. Pois os fios quando estão úmidos ficam mais sensíveis. Então, se sofrerem muito atrito aos estarem encharcados, são mais propensos a quebra. Com o tempo, o que você acha que é baby hair, podem ser fios quebrados. CUIDADO!
Pentear da raiz as pontas:
Essa talvez seja a dica mais básica e que todo mundo já sabe. Porém é importante ressaltar. Afinal, se você não pentear das pontas para a raiz, o atrito ao pentear será ainda maior e os fios podem quebrar. Pentear o cabelo, já gera um certo atrito. Então, se for feito da maneira errada, pode gerar um desgaste e prejudicar a integridade do seu cabelo.
Muitos produtos e químicas:
Muito gente diz que menos é mais. Porém em se tratando de cabelo, não pode ser menos e nem mais. É preciso equilíbrio. Então, cuidado ao misturar muitas químicas. E claro, não precisa sair fazendo um monte de tratamento, um atras do outro. Porque para cuidar dos fios da maneira certa é fundamental analisar o que o cabelo precisa de fato.
Viu o que ele precisa no momento? Foca nisso!
Se seus fios estão fragilizados, porosos… Foque em recuperar a saúde dele para depois fazer uma química, como uma tintura, por exemplo. Trate seu cabelo com carinho. Porque assim ele te retribui com muita beleza, maciez e movimento.
TOP 5 melhores produtos para cuidar dos cabelos em casa
Compre aqui
Não ter uma boa frequência para lavar os fios:
Rola um grande mito por aí, de que faz mal lavar os fios todos os dias. MAS NÃO FAZ!
Porém, é aconselhável que você tenha uma frequência para lavar os cabelos, de acordo com a necessidade dele. Por exemplo, cabelos mais secos não precisam ser lavados todos os dias. Só tem que prestar atenção para não lavar pouco. Porque lavar pouco pode sim prejudicar a saúde capilar.
Já os cabelos oleosos necessitam de ser lavados com mais frequência.
O meu cabelo é seco, eu costumo lavar dia sim e dia não, ou de 2 em 2 dias. Eu lavava com mais frequência, quando fazia academia. Por causa do suor, eu sentia a necessidade. Mas para não prejudicar a barreira lipídica do couro cabeludo, o que eu fazia e faço até hoje é intercalar o shampoo. Ou seja, quando meu cabelo precisa de uma limpeza mais profunda, eu uso um shampoo com esse efeito. Mas nos outros dias, como não preciso de uma limpeza tão forte, eu uso um sem sulfato. Porque ele vai limpar na medida certa e meu couro cabeludo e fios, não vão ficar ressecados.
Não erre mais e seu cabelo vai ficar saudável de verdade
Errar na quantidade dos produtos:
Não adianta usar quase a metade da máscara na hora do banho e nem deixar por mais tempo. Na finalização, também não adianta entupir os fios de creme. Porque você só vai estar jogando dinheiro fora.
Na hora do banho, coloque um pouco de produto na palma da mão, do tamanho de uma moeda de R$1,00, por exemplo. É o suficiente. Mas é claro que pode variar dependendo do tamanho do seu cabelo. Mas esta é apenas uma dica, para se basear e não usar nem demais e nem de menos.
Na finalização o que manda é o teste. Vai aplicando os produtos aos poucos, e sinta como seu cabelo reage. Quando perceber que tem produto suficiente para um bom desembaraço, essa é a quantidade certa.
Comprar seu cabelo com outros:
Você pode se inspirar em outras mulheres. Principalmente nas que tem um cabelo parecido com o seu. Mas cuidado. NÃO SE COMPARE. Porque a comparação é uma vilã que te desanima de se cuidar. Porque cria na sua mente uma ilusão de perfeição que você não consegue atingir. E sabe porque? Por que ninguém consegue. A perfeição não nos pertence. Então, nunca faça isso com seu cabelo.
Cada cabelo é único. Aprenda a se olhar no espelho e se inspire em você também. Valorize sua beleza natural e respeite-se.
Porque quando você ama seu cabelo, a rotina capilar fica descomplicada e vira uma das etapas mais legais do seu dia.