Oi! Hoje eu quero falar de um assunto muito legal, MODA CONSCIENTE. A algum tempo venho me questionando, sobre meu consumo de roupas e acessórios. Para falar a verdade, a falta de grana para comprar roupas novas me fez enxergar possibilidades dentro do meu guarda-roupa. Eu passei a olhar minhas roupas de uma maneira diferente, olhava e pensava quais outras maneiras aquela peça poderia me servir. Pois foi aí que eu comecei a ter ideias para as roupas que eu não gostava ou não usava mais. Um momento difícil da minha vida, foi o estopim para eu perceber que eu tinha tudo o que precisava a minha frente, se eu quisesse algo novo, eu poderia transformar.
Mas o que é moda Consciente ?
Resumidamente, engloba termos sociais, ambientais e de qualidade. A informação é a base, é preciso reconhecer e entender de onde vem uma peça de roupa, como ela é fabricada e o impacto que isso causa no nosso planeta, na vida das pessoas.
Depois disso cabe a cada um de nós, escolher a nossa forma de consumo, consciente, sustentável e ético. Consciência – procedências, impactos, duração. Sustentável – métodos menos poluentes na fabricação, eco fashion. Ético – Direitos humanos, cruelty-free, métodos de trabalhos justos.
E por falar em moda Consciente, nesse tempo em que eu fiquei me indagando sobre o assunto, eu conheci alguns movimentos maravilhosos. Movimentos de conscientização de consumo, desapego. Uma nova forma de ver a MODA. Deixando-a mais justa e livre.
Roupa Livre
Esse é o primeiro projeto que eu conheci nas redes sociais. Ele aborda exatamente o que eu já estava pensando em fazer. Criar alternativas para o que eu já “achava” que não tinha utilidade para mim.
“Criamos alternativas à forma descartável de consumir roupas.”
É basicamente, um movimento que te inspira sobre o consumo consciente e ao mesmo tempo conscientiza sobre os impactos causados sobre a indústria da moda. Você pode transformar o que tem em casa, ou até mesmo fazer parte da rede de trocas através do app deles.
“O Roupa Livre conecta iniciativas e pessoas que buscam uma relação mais consciente, carinhosa e cuidadosa com o que vestem.
Já existem roupas prontas pra várias gerações nesse mundo. Pra fazer uma calça jeans, a gente gasta dez mil litros de água. Diariamente toneladas de sobras de tecidos são jogadas fora. E muitas pessoas são exploradas no processo de produção desenfreada de roupas.” – via roupa Livre
A galera realiza eventos, mas se você não poder participar eles possuem um Ebook cheio de dica legal, para você se relacionar melhor com suas roupas e com o mundo. O mais legal é que você paga quanto puder e pode conferir uma amostra.
“A gente não precisa de roupas novas. A gente precisa de um novo olhar.”
“Inicialmente, o propósito fundamental do Gaveta era difundir o conceito de clothing swap no Brasil, criando uma rede onde os participantes pudessem trocar, entre si, roupas que não usam mais.
Com o passar do tempo, percebemos a necessidade de um espaço maior para incentivar uma moda mais humana, real e sustentável, decidimos ampliar a ideia: o que era apenas um projeto tornou-se, então, um movimento.” – via projeto gaveta
O projeto Gaveta uni pessoas com propósitos iguais. Pessoas que querem desapegar e ao mesmo tempo buscando novas peças que as transmitam originalidade e dentro do estilo de cada um. Todas as peças que não são trocadas entre os participantes do evento, são doadas para instituições de caridades.
E tem mais, O GAVETA NA RUA surgiu em parceria com a SP Invisível e The Street Store, onde pessoas carentes não apenas recebem as roupas, mas também podem escolher as que mais gostarem, respeitando assim seu estilo próprio.
Vocês tem noção do que essa galera faz ? Levou alegria e dignidade para pessoas que muitas vezes são esquecidas e negadas pela sociedade.
A próxima edição deles é dia 29 de Abril, durante a semana da Fashion Revolution Week.
“O Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. A campanha surgiu com o objetivo de aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo, mostrando ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável e criar conexões exigindo transparência.” – via fashion revolution
Está acontecendo a Fashion Revolution Week, com pessoas engajadas a fazer uma moda consciente. Levantando a bandeira da importância de se trabalhar com a moda de uma maneira ética, apresentando soluções sustentáveis e realistas. Nos convidando a fazermos a pergunta #quemfezminhasroupas ?
Eu não estou aqui falando que vou parar de comprar roupas. Simplesmente percebi que não é só eu e a roupa que estou comprando, tem mais coisas por trás. O impacto ambiental, trabalho em condições de escravidão… Eu quero fazer diferente. Vou começar aos poucos, reciclando o que tenho, ou trocando. Se eu tiver que comprar alguma coisa, será porque eu estou realmente precisando. E com tanta informação destes movimentos, eu vou saber consumir consciente. Ou seja, vou analisar aspectos que antes passavam despercebidos por mim.
O que tenho feito ?
Já coloquei a mão na massa e arrumei uma blusinha que a muito tempo estava parada no guarda-roupa. Tenho tido ideias muito legais. Sempre que eu renovar uma roupa vou mostrar o DIY aqui no blog. ♥
Usei apenas um cinto e a blusa está nova. Posso usa-la ainda por um bom tempo. Uma das melhores coisas da moda consciente é que acabamos economizando. É um ciclo saudável. Nosso bolso agradece e o planeta também.
E aí, você tem praticado a moda consciente ?
Recicle e use nossa hashtag #charmodaconsciente
Beijos!!!
Créditos aos respectivos movimentos
Kalyne Ferreira de Sousa
Gente que interessante amei o post, e o modelo da blusa.
Moda consciente e uma evolução na sociedade.
Beijos da Kah
Blog Mundo da Kah
Canal Blog Mundo da Kah
julia
adorei o post
beijos!
http://www.julialisblog.com/
Gih
Que ótimo texto!
Tem muitas pessoas que não se preocupam com isso.
Arrasou nas dicas e informações.
kisses
Simone
Obrigada Gih
Pathy Guarnieri
Que projeto sensacional! Achei ótimo! Adorei o up que deu na sua blusinha, ficou linda! <3
Quisera eu saber customizar as minhas roupas kkkkkkkkkkk.
Beijo!
Simone
É fácil, comece pelo básico como eu.
Janaína Santos
Que bacana esse projeto, adorei a sua blusa ficou linda.
Beijos
Jana Makes Esmaltes e Cia
Fanpage
Instagram
Jade
Eu acho incrível esses movimentos que fazem com que a gente reaproveite mais o que temos no guarda-roupa, né?
Eu sou muito de fazer isso com calças, blusas já é mais difícil.
Beijos!
Simone
Sim *.* eu amei conhecer.
Taay
Que ideia incrível. Achei ótima essa proposta, mas confesso que sou bem preguiçosa pra isso e me falta tempo para praticar a moda consciente. kkkk Mas a ideia é ótima e a blusa ficou linda.
bjuxx
http://www.taayvargas.com
Simone
Não é apenas fazendo a reciclagem que se aplica uma moda mais consciente. O importante são nossas atitudes frente a essa realidade. Precisamos nos preocupar mais, mas cada um faz o que está a seu alcance.
CRISTIANA NOBREGA
Tenho ouvido falar muito sobre isso e adoro. Acredito que podemos reformar as nossas roupas e não gastar tanto com isso. Adorei o post, beijos!
http://www.achatadebatom.blogspot.com
Wanessa
Como eu precisei renovar meu guarda roupa todo, acabei comprando aquilo que duraria para anos e não por meses. Mas é algo que precisa ser trabalhado todos os dias, pq ás vzs compramos algo superficial sem realmente precisar…
Gostei do post!
bjoka http://diadebrilho.com
Simone
Isso mesmo Wanessa, é aos poucos. Tenho refletido e consequentemente aprendendo bastante sobre o assunto.
Dai Castro
Nossa que inicia maravilhosa desses projetos, o consumo consciente precisa chegar com força também na moda, as vezes um pequeno ajuste e transformação e a peça cai como nova!
Gostei bastante da sua ideia de usar o cinto na blusinha, sempre que fizer essas mudanças registra pra gente ver, para termos mais ideias!
Beijos!
Colorindo Nuvens
Simone
Vou registrar sim, Dai. Já tenho outras ideias aqui. <3 Beijos
Lorraine Faria
fiquei sabendo essa semana do fashion revolution week pela Jojô do UASZ e adorei a iniciativa! E seu faça você mesmo ficou ótimo 😀
beeeijo
Simone
Obrigada
Kaila Garcia
Que amor, sua blusa ficou tão, mais tão linda! Mostre sempre seus diy! ❤
http://www.kailagarcia.com
Simone
Pode deixar *.*
Paty Domingues
Que iniciativa bacana, conhecia nenhum! A blusa ficou linda, outra peça
Beijos!
EsmaltadasdaPatyDomingues
Thalita
Nossa que legal, amei *U*
Beijos,
http://www.thalitamaia.com
Nequeren Reis
Amei ficou linda estou precisando de fazer isso, obrigado pela visita.
Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Mari Dahrug
Que legal, não conhecia os projetos e achei super legais as iniciativas! Eu adoro renovar peças. Quando não consigo mais, passo pra frente mesmo.
Beijos
Mari Dahrug
https://www.rabiskos.com.br
Camila Tuan
Achei super massa seu post. Gostei de conhecer os projetos.
Estou gostando da moda consciente, pois antes eu era muito consumista e queria comprar várias roupas. Se eu te falar que parei de comprar, é mentira, mas diminui bastante.
Sábado mesmo fiz umas sobreposições e dei uma mudada na cara das blusinhas que usei.
Beijos
Simone
Fico feliz Camila, só da gente já pensar e tomar uma atitude mais saudável é ótimo. Eu amo fazer sobreposições.
Adriana Leandro
Realmente é preciso uma conscientização sobre o consumo dos produtos da moda. É uma industria que polui demais o planeta e isso acaba nos afetando. Depois que aprendi sobre isso, parei de comprar coisas desnecessárias.
Bjus!
galerafashion.com
Gabriele Rafaela
Que projeto maravilhoso, não conhecia .
Ótimo DIY, ficou um charme a blusinha.
Beijos.
http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/
Lilian Moraes
Que legal, já tinha ouvido falar, mas não sabia como funcionava.
Achei bem legal sua blusinha!
Beijos
http://orangelily.com.br/
Simone
Que bacana Simone, já tinha ouvido falar mas sabia muito superficialmente. Adorei teu post. E que bacana que tem feitos muitos DIY essa sua blusinha ficou linda, lembre-se sempre de compartilhar com a gente.
Respondendo sua pergunta no meu blog sobre a caixa por assinatura, sim ! Você pode assinar apenas um mês. Não tem fidelidade. Manda um email e faça o teste certeza que vai amar: atendimento@storecherry.com.br Aguardo teu contato
Beijos querida
http://www.cherryacessorioseafins.com.br
Simone
Vou compartilhar 🙂 Obrigada
Tay Ribeiro
Amo essa ideia de reaproveitar roupa, eu me seguro ao máximo para comprar algo novo dai sempre fico inventando um jeito diferente de vestir o que eu já tenho
Beijos
Monise Camargo
Que legal seu post Simone. acho muito importante.
Hoje em dia ha um consumismo desenfreado, preocupante.
Bem legal o projeto, gostei de saber.
beijinhos
Blog Entre Garotas
Lívia Madeira
adorei ver sua cutomização, tbm to tentando cada vez comprar menos coisas, usar td que eu tenho até o fim e ir repaginando minhas peças
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Vanessa
Estou começando a ouvir bastante sobre esse tipo de moda <3 mas sua matéria ficou bem completa! Amei!
Beijinhos,
♥ AmigaDelicada.com.br
Simone
Obrigada <3