Pode parecer algo natural para algumas mulheres, mas para outras, falar sobre a região íntima ainda gera um pouco de desconforto. Então, como consequência, a falta de informação e cuidados adequados podem gerar vários transtornos; como doenças, por exemplo. Mas a CHARME-SE tem a missão de mostrar sempre de maneira pratica; as melhores informações para você praticar o autocuidado, se manter saudável e mais feliz consigo mesma. Então hoje, eu trouxe dicas importantes e indispensáveis para a higiene íntima feminina.
Eu tenho certeza, que com estas dicas de ouro; a sua relação com seu corpo vai melhorar. E isso não vai beneficiar apenas sua saúde; mas também sua alto estima. Afinal, o autocuidado liberta.
A falta de higiene íntima pode causar muitas infecções; como por exemplo, tricomoníase e a candidíase. Portanto cuidar da sua saúde vaginal, deve ser tão importante quanto escovar os dentes ou fazer seu skin care.
Como fazer a higiene íntima feminina da maneira certa ?
Vá ao ginecologista regularmente
Ir ao médico é sempre muito importante; principalmente quando falamos sobre os cuidados e a higiene íntima feminina. Pois além de te ajudar a se manter saudável, ajuda a prevenir ou descobrir doenças ainda no início.
Foi através do médico ginecologista que eu descobri que tinha ovários policísticos. E foi também com a ajuda dele, que eu fiz os tratamentos certos para conseguir engravidar. Com a ajuda de um profissional, você se sentirá mais segura e poderá tirar todas as suas dúvidas, para cuidar melhor de você.
Quando a mulher começa a menstruar, o ideal é que vá ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano. Ou em casos específicos, sempre que o médico marcar uma data de retorno. Alguns dos exames de rotina são o papanicolau, ultrassonografia transvaginal, mamografia e sorologias.
Sabonete íntimo é apenas na vulva
A vagina possui uma proteção natural, pois a flora vaginal é composta de um grupo de bactérias que deixam a região com PH mais ácido. Então, isso ajuda a impedir que fungos e bactérias se proliferem. Mas, ainda sim é importante mantermos uma boa higienização; afinal esses fungos não fazem tudo sozinhos.
Para fazer a higiene íntima feminina, o sabonete deve ser usado apenas na parte externa; entre os grandes e pequenos lábios. Pois esta região costuma acumular óleo e gordura genital. Então, lave apenas com sabonetes dermatologicamente testados e água.
Como fazer a limpeza correta da região íntima?
Não é necessário lavar a vagina internamente, porque essa região é mais umidificada naturalmente e possui menos gordura, então não favorece o acúmulo de sujeira. Além disso, como mencionei acima, é uma região mais ácida, então dispensa o uso de água e sabonetes.
Limpeza sempre de frente para trás
Ao limpar ou lavar sua região intima é importante fazer sempre o movimento de frente para trás. Pois assim, você evita contato do material do reto com a vagina. Pois quando você faz na direção inversa, pode acabar resultando em infecções.
Menstruada? Redobre os cuidados!
Quando estamos menstruadas, ficamos ainda mais sensíveis e de certa forma, mais vulneráveis. Muito usado neste momento, são os absorventes descartáveis, mas além de causarem um impacto ambiental, eles podem abafar a região e facilitar a proliferação de bactérias. Mas hoje em dia, nós temos muitas opções ecologicamente corretas; saudáveis e econômicas; como é o caso das calcinhas absorventes e dos absorventes de pano.
Deixe a PPK respirar
Evite usar roupas muito apertadas; e sempre que puder, procure dormir sem calcinha. Isso vai ajudar muito. Além disso, não use protetores de calcinha durante um longo período de tempo, pois manter a vagina abafada demais pode trazer riscos a sua saúde íntima.
Qual melhor sabonete íntimo comprar?
Abaixo eu separei duas ótimas opções para você usar no seu autocuidado. Então aproveite!
E aí, charmosa, bora se cuidar e deixar a saúde íntima em dia, ok? Então, se você gostou deste post, compartilha agora com suas amigas.
Beijos!