Guia da transição capilar: como cuidar dos cabelos naturais - Charme-se
Logo Charme-se
Guia da transição capilar: como cuidar dos cabelos naturais

A transição capilar, mudou minha vida. Porque foi através dela que eu aprendi o quanto o autocuidado é fundamental. Foi aprendendo aos poucos, a cuidar do meu cabelo, que eu passei a me amar mais, a me cuidar melhor. Portanto digo isso com toda a certeza, O AUTOCUIDADO É LIBERTAÇÃO. Me libertei da insegurança com meu cabelo, da baixa auto estima e hoje sou outra mulher. Mas neste momento, outras mulheres estão com dúvidas dobre a transição capilar ou como continuar e cuidar dos cabelos naturais. Portanto este Guia da transição capilar vai auxiliar você e tantas outras charmosas a entenderem melhor suas madeixas, e deixar seus cabelos lindos e saudáveis.

O Guia completo da transição capilar

Antes de decidir fazer a transição capilar, foi fundamental o apoio do meu marido e da minha melhor amiga. Mas sei que infelizmente nem todas mulheres conseguem apoio. Pode parecer bobo para algumas pessoas, no entanto nosso cabelo meche muito com nossa alto estima. Então sim, ter apoio de quem a gente ama, faz a diferença. Porém, outra coisa me ajudou muito na tomada de decisão, foi conhecer a experiência de outras pessoas que decidiram passar pelo mesmo processo.

Guia da transição capilar: como cuidar dos cabelos naturais

Eu vi relatos de mulheres que amaram a transição capilar. Mas também vi relatos de muitas outras que não gostaram e voltaram a alisar quimicamente seus cabelos. Com isso eu entendi que deveria ser uma escolha só minha e que se eu não gostasse, estava tudo bem também.

Eu comecei minha transição capilar em 2017 e olha onde cheguei. Amei tanto o processo que passei a estudar sobre cabelo e hoje ensino outras pessoas como manter seus cabelos lindos e saudáveis.

Então, o primeiro passo é entender que a decisão é sua. Você pode se inspirar em outras pessoas, mas o processo é diferente para cada um. Afinal, cada cabelo é único e nesse processo você vai conhecer a naturalidade do seu. É preciso paciência, constância e persistência. Neste Guia da transição capilar, você vai saber tudo o que precisa.

No vídeo abaixo você confere a minha experiência com a transição capilar e o que me ajudou a passar pelo processo de uma maneira mais fácil.

Quais produtos usar na transição capilar?

Ao decidir iniciar a transição capilar é importante começar a usar produtos voltados para o seu tipo de cabelo natural. Provavelmente você não conhecerá muitas características dos fios no início, mas não se preocupe, porque você descobrirá com o tempo. Por exemplo, quando eu alisava meus fios, eles eram oleosos. Mas depois que fiz a transição capilar descobri que meu cabelo é naturalmente seco. Entender essas características é importante para fazer uma boa rotina de cuidado capilar. Pois é ela que vai manter seu cabelo lindo e saudável.

No próximo vídeo você confere alguns dos produtos que eu usei na minha transição capilar, e porque se tornaram os meus preferidos no processo. Alguns produtos do vídeo não são mais vendidos, mas no vídeo eu explico as características deles e o motivo de serem tão bons. Você pode conferir minhas indicações atuais na nossa guia de resenhas.

Encontre aqui

Mas como escolher bons produtos? É importante prestar atenção na composição. Invista em produtos com ativos que ajudem realmente a devolver os nutrientes que seus fios precisam. Como por exemplo, boas proteínas, manteigas… Todo cabelo precisa de hidratação, nutrição e reconstrução, mas em momentos diferentes. Então, procure cuidar do seu cabelo de acordo com a necessidade dele. Por isso eu sempre falo que é fundamental ter uma rotina capilar personalizada e aplicar os 4 pilares do cabelo saudável.

Montando a rotina capilar para o cabelo em transição

Comece aos poucos. Você não precisa se desfazer de todos os seus produtos para cabelo com química e sair comprando produtos para cachos. Use o que você tem e assim que puder vá substituindo os produtos pelos mais indicados para os seus fios naturais.

O cronograma capilar pode ser uma boa opção para quem está começando. Mas entenda que a necessidade dos fios muda com o tempo, então é necessário ir adaptando o seu cronograma capilar de acordo com o que seu cabelo precisa. Por semana, você pode fazer no mínimo uma hidratação e uma nutrição capilar. Se o seu cabelo estiver saudável, uma reconstrução capilar por mês, já é o suficiente.

Um Kit básico para ter uma boa rotina de cuidados com os fios contém: shampoo, condicionador, máscaras de tratamento, finalizador com função protetora e um sérum capilar. Confira as sugestões abaixo:

Sugestões

Como Finalizar o cabelo na transição capilar?

Um dos maiores desafios da transição capilar é lidar com as duplas texturas. Porque nem todo mundo escolhe fazer o BC (grande corte). Eu por exemplo, não fiz. Fui deixando os fios naturais crescerem e cortando as pontinhas.

Algumas alternativas para lidar com a dupla textura/definição dos fios é fazer penteados, usar acessórios ou focar em finalizações ou texturizações que ajudem a amenizar a diferença.

Abaixo eu compartilho com vocês uma finalização que eu fazia muito quando estava em transição capilar. Reparem que é uma técnica focada em definição, pois assim eu consigo ondular e cachear as pontas que ainda estavam lisas. O que sempre me ajudou foi unir creme finalizador nutritivo e uma manteiga ou gelatina.

O finalizador mais nutritivo é perfeito para quem tem cabelos mais finos e secos. Ele garante cuidado, maciez, controle do frizz… A manteiga ou gelatina, da um Up na fixação e também controla o frizz.

Como passar pela transição dos fios sem stress?

A transição capilar mexe muito com nossa auto estima, isso é inevitável. Vão ter dias que você vai se olhar no espelho e vai se sentir motivada, mas outras vezes você pode não gostar. Entenda que isso é normal, é um processo que demanda tempo, dedicação e MUITA paciência. Mas confie em mim, vale muito a pena.

Veja mais: 5 dicas para assumir os cachos sem stress.

O que me ajudou a passar pela transição capilar de uma forma mais leve, foi ter muito claro o meu objetivo. Eu decidi por mim, eu entendi que poderia gostar ou desistir a qualquer momento, e estava tudo bem. Ao ter segurança do que eu realmente queria para mim, eu consegui silenciar as vozes que me julgavam. Porque infelizmente vão ter pessoas que vão querer te desmotivar no meio do caminho. Mas quando você tem um foco muito bem definido, nada vai te parar, a não ser você mesma.

Então, aproveite esse momento com você mesma, para se cuidar, se amar e se conhecer. Foi isso o que eu fiz e foi um processo de descobertas e autoconhecimento maravilhoso.

Como cuidar do cabelo no Bad Hair Day?

“Bad hair day” é o nome que damos aquele dia em que o cabelo não está do jeito que a gente quer. Mas não se preocupe, porque tem solução. Além disso, essa é uma ótima opção para os dias em que você não quer lavar o cabelo.

Veja mais: 5 melhores dicas para cuidar do seu cabelo no bad hair day.

Revitalizar os cachos é um processo bem simples e que trás mais praticidade para você no dia a dia. Mas além da misturinha que eu expliquei no vídeo anterior, existem outros produtos que deixam este processo mais rápido, como é o caso do mousse capilar ou spray hidratante.

Saiba que é possível evitar o bad hair day e ter um day after maravilhoso. Day after significa o dia seguinte a lavagem do seu cabelo. Se você estiver cuidando bem dos seus fios o seu day after possui um ótimo resultado, com fios que se mantém definidos por mais tempo.

Confira abaixo o que é preciso fazer para ter um day after lindo:

Esse Guia da transição capilar é um passo a passo prático para você cuidar do seu cabelo sem sair de casa. Aproveite o conteúdo e se inscreva no nosso canal, porque tem mais vídeos incríveis por lá para te ajudar a manter seu cabelo sempre saudável.

Beijos!

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress