O seu salário dura o mês todo? Para você é fácil manter a finanças da casa em dia? Se a resposta for negativa, não se preocupe. Porque pequenos hábitos de economia doméstica no dia a dia podem mudar a situação financeira da sua família.
Infelizmente muitas pessoas acabam passando por dificuldades para equilibrar as finanças. Pois segundo o Mapa da Inadimplência do Serasa, o número de pessoas endividadas no país chegou a 74,60 milhões em janeiro de 2025. Isso de deve a alguns fatores, como o aumento do custo de vida e a falta de planejamento nas finanças pessoais. Entender sobre economia doméstica é fundamental para driblar essas crises e evitar dividas.
Ana Paula Oliveira, executiva de negócios da Simplic, que é uma fintech especializada em crédito pessoal online; compartilha três hábitos importantes para ajudar você a cuidar melhor das finanças da sua família.
3 hábitos de economia doméstica para cuidar melhor do seu dinheiro
- Economizando energia e água:
Um dos passos mais importantes para trazer economia para sua casa é adotar hábitos sustentáveis. Como por exemplo, reduzir o consumo de água e energia elétrica. Os passos a seguir são boas opções:
Banhos no tempo certo: evitar banhos demorados e sempre fechar o chuveiro na hora de se ensaboar ou aplicar os produtos capilares. Mas além disso, criar um tempo certo para cada um tomar o banho também é uma ótima opção.
De olho na torneira: vai escovar os dentes ou lavar a louça? Sempre mantenha a torneira fechada ao ensaboar ou ao escovar. Usar baldes ao invés da mangueira também pode gerar muita economia de água.
Luz na hora certa: invista ao máximo em luz natural e d noite, apague a luzes dos cômodos desocupados.
Troque as lâmpadas: optar por lâmpadas de Led pode ser uma boa alternativa. Pois pode reduzir o consumo de energia em até 80%.
“Pequenos ajustes como esses não só aliviam o bolso no final do mês, mas também criam uma cultura de responsabilidade financeira e ambiental em casa. É um exemplo claro de como atitudes simples podem ter um impacto significativo”, reforça Ana Paula.
Menos desperdício e mais dinheiro no bolso
- O planejamento com alimentação
Também da para economizar com a alimentação, mas sem deixar a qualidade de lado. Só que para isso é preciso planejar, pois assim evita desperdícios.
Faça listas: as listas evitam compras por impulso. Portanto, sempre vá ao mercado sabendo exatamente o que precisa.
Tenha uma horta: essa é uma ótima maneira para economizar nas compras de verduras. Mas também é perfeito para sempre ter alimentos fresquinhos.
Aproveite seus alimentos: alguns alimentos podem ser usados em sua totalidade. Ou seja, da para aproveitar talos, cascas. Esse reaproveitamento garante mais economia doméstica.
Para Ana Paula, “o planejamento das compras e o aproveitamento integral dos alimentos são formas inteligentes de reduzir custos. Além disso, criar uma horta em casa pode ser uma atividade educativa para as crianças, ensinando-as desde cedo sobre sustentabilidade e consumo consciente”.
O planejamento é a melhor estratégia de economia
- Crie um planejamento Financeiro
Planejar suas finanças garante com que você tenha controle de tudo o que recebe e gasta. Então, com isso é possível evitar transtornos e dívidas. Quatro passos são essenciais para começar:
Anote receitas e despesas: anote todo o dinheiro que entra e que sai. Anote até mesmo as pequenas despesas, como a compra de uma bala. Porque cada centavo faz diferença na conta final. Esse controle ajuda a entender para onde o dinheiro está indo. Com isso é possível avaliar se algumas despesas podem ser cortadas, caso seja verificado que são superficiais. Fazer renda extra pode ser uma alternativa interessante para aumentar a receita.
Tenha metas: metas a longo, médio e curto prazo. Como fazer uma viagem ou comprar uma casa. Porque esses objetivos ajudam na realização e no foco para conquistar os objetivos.
Tenha um orçamento: ter um orçamento ajuda a saber exatamente com o que vai gastar no mês. Logo isso evita surpresas desagradáveis.
Invista seu dinheiro: que seja R$ 10,00 ou R$ 50,00 por mês. O hábito de investir o dinheiro gera uma renda passiva que te garante mais liberdade financeira.