Sabemos que é muito importante manter os cuidados com os cabelos, para que eles fiquem sempre saudáveis. Mas o que muita gente ainda não faz é se preocupar também com a saúde do couro cabeludo. Um couro cabeludo saudável, resulta em cabelos mais fortes e com bom crescimento. Um mal mais comum do que parece é o couro cabeludo ressecado, pode ser causado por vários fatores e acabar prejudicando a saúde dos seus fios. Então, hoje preparei várias dicas infalíveis que vão te ajudar a entender melhor como isso ocorre e como tratar para ter sua saúde capilar de volta.
O que é o couro cabeludo ressecado
Existe uma produção natural de óleos do nosso couro cabeludo que auxilia na hidratação e nutrição dos fios. Mas por diversas causas essa produção de óleos pode ser prejudicada, deixando o couro cabeludo ressecado e o cabelo sem vida. Portanto precisamos entender por que isso acontece para conseguirmos tratar e reverter esta situação desconfortável.
O couro cabeludo ressecado é causado devido a vários motivos: A genética, quem tem pele mais seca, ou até mesmo por fatores externos como excesso de calor (secador perto demais da raiz do cabelo), usar o shampoo que não é indicado para o seu tipo de cabelo, stress, não cuidar da saúde capilar como deveria…
Outro motivo muito comum é o tempo, sim! O frio pode estimular o ressecamento do couro cabeludo, devido ao tempo seco. Outro fator para ficar de olho é se você tem alguma alergia a algum tipo de produto capilar, ou até mesmo se a produção de óleos pelas glândulas sebáceas estão Ok. Mas para saber disso é necessário ir ao médico. Portanto sempre vá ao seu dermatologista.
Quando o couro cabeludo está ressecado é possível notarmos repuxamento, coceira, irritação, pode ficar ardendo no local. Além dos fios ficarem opacos e ressecados também, eles tendem a quebrar e ter queda pois sua base(couro cabeludo) está fragilizada. Por haver descamação, pode acabar sendo confundido com caspa, mas existe uma diferente entre ambos. Pois a caspa nem sempre é um indicativo de couro cabeludo ressecado, já que pode ocorrer por outras causas, como por exemplo o fungo malassezia, que age crescendo em áreas oleosas do couro cabeludo.
Como tratar e recuperar a saúde ?
Ao detectar o problema é necessário saber qual a causa dele no seu caso. Para isso a melhor dica é procurar logo um especialista. O dermatologista / tricologista, vai te ajudar a encontrar a causa rapidamente e te ajudar a tratar.
Existem é claro, alguns métodos que podem te ajudar desde agora a melhorar a saúde do seu couro cabeludo. Procure se hidratar mais, beba bastante água.
Entenda os tipos de shampoo e como escolher o melhor para você. Os hidratantes são uma boa opção, mas evite usar os de limpeza profunda.
Evite excesso de calor, como banhos muito quentes ou fontes de calor próximo demais do couro cabeludo.
Não é necessário lavar o cabelo todo dia, mas invista em produtos de qualidade que auxiliem nas necessidades da sua rotina capilar. Lá no Instagram no nosso programa “Minuto da Charmosa” eu sempre mostro produtos de qualidade e acessíveis que te ajudam a cuidar dos seus fios de forma prática e fácil, então me siga por lá.
O couro cabeludo também precisa ser bem cuidado na sua rotina capilar. Pois isso pode evitar este e muitos outros problemas capilares. Você tem feito isso? Gostou das dicas?
Beijos!!
Wanessa de Almeida
eu já tive problemas assim. Foi uma época trabalhosa que eu tive que cuidar em dobro do cabelo. Deu muita seborreia, ressecamento, vermelhidão e queda de cabelo. Fiz tratamento e hoje está tudo normalizado.
bjs http://www.diadebrilho.com
Simone
Ai que bom ♥
Stephanie Ferreira
Nossa eu já sofri disso quando era mais nova, eu partia o cabelo sempre do mesmo jeito e ficava no sol o dia inteiro, dai meu cabelo parecia que tinha caspa e não era, só depois fui entender o problema para tratar. Muito bom o post! Super importante falar do tema!
Beijoos,
Quase Mineira ♡
Simone
Que bom que gostou, beijão
Jenifer
Ótimas dicas! A gente nem sabe que o o couro cabeludo pode sim ficar ressecado! Adorei! Beijos!
tucacheias.com
Simone
♥
Larissa Santos
Oii, como vai?
Eu não entendo de cabelos e nem ao menos sabia que era possível que o couro cabeludo se ressecasse. Achei que coisas assim ocorriam apenas com os fios mesmo. Mais uma coisa para eu me atentar rs
Abraço,
Parágrafo Cult
Simone
Oi Lari que bom que pude ajudar ♥
Juliana Rabelo
Que post informativo! Gostei muito de saber sobre o tema.
Beijos e espero sua visita!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
Simone
Obrigada ♥
Thami Sgalbiero
É a primeira vez que leio sobre isso, mas uma vez fui no cabeleireiro e ele falou exatamente isso. Mesmo quando o cabelo produz óleo, as vezes não é o necessário e com isso ele resseca e fica sem vida. Já passei por isso, aí fazia hidratação toda semana pra fazer o brilho dele voltar. Adorei o post!
Simone
Oi Thami, que bom que gostou
Lulu on the sky
Sempre aprendo com as suas postagens Si.
big beijos
Simone
que bom
Vânia
Eu sempre sofro de couro cabeludo oleoso, ainda mais no calor. Se ele fica seco eu até agradeço, porque posso ficar sem lavar o cabelo mais que dois dias, mas não sabia que tem pessoas que sofrem com ele ressecado. Ainda bem que tem solução!
Zíper Chique
Simone
Pois é tem sim, e é bem ruim.
Priscila Frr
Ótimas dicas! A minha raiz é oleosa, até por conta da química que uso. Então tenho que ter cuidados, até com óleos também! Mas, gostei muito das suas informações!
Bjo,
http://www.priscilafrr.com l Instagram l Facebook l Pinterest
Marina
Adorei o post! Nem sabia que isso pode acontecer. Como diferenciar o couro cabeludo ressecado da caspa? Sofro demais com caspa, mesmo usando os xampus certos pra isso e lavando o cabelo com frequência (dia sim dia não). Acho horr´ivel, apesar de não ser muito visivel no meu caso (não fica caindo nas roupas) ainda dá pra sentir ao passar a mão pelo couro cabeludo