Couro cabeludo queimado: os perigos da química capilar -
Logo Charme-se
Couro cabeludo queimado os perigos da química capilar

Na última semana correu uma notícia assustadora em vários veículos de notícia. Uma mulher fez relaxamento capilar, tintura e foi parar no hospital com inchaço nos olhos e lesões pelo couro cabeludo. Eu vi a matéria pela TV! Parecia que era couro cabeludo queimado quimicamente. De acordo com o portal do g1, o nome da mulher é Alba Valéria Santos, e o caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O salão se prontificou a arcar com os custos. Mas também afirmou que todos os seus produtos são liberados pela Anvisa.

Será que isso poderia ter sido evitado? Bom, os fatos ainda estão sendo apurados pela polícia. Mas é certo afirmar que a química capilar é coisa séria. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados para evitar transtornos como estes.

O couro cabeludo queimado, pode causar muita dor local e ardência dos olhos. Mas além disso, em casos mais graves, a queda capilar.

O que causa o couro cabeludo ressecado?

O couro cabeludo queimado quimicamente pode ter muitas causas. Como por exemplo, usar relaxamentos, progressivas, tinturas, ou outras químicas capilares sem saber a procedência. Portanto escolher produtos de qualidade vai impactar no resultado.

É importante sempre escolher um profissional qualificado e de confiança. Pois é necessário deixar o produto pelo tempo determinado. Afinal, deixar a química muito tempo nos cabelos pode ser prejudicial para a saúde capilar. Mas além disso, um bom profissional vai saber te orientar. Pois ele vai te perguntar como é sua rotina capilar e entender se é viável ou não você fazer uso da química. Muitas pessoas não sabem, mas existe algo chamado de “incompatibilidade química”. Isso significa que se você estiver usando algum produto que seja incompatível com a química do relaxamento que você quer fazer, o cabeleireiro irá te orientar a não fazê-lo. Pois ao misturar diferentes químicas, pode trazer péssimas consequências. Como o couro cabeludo ressecado, ou em piores casos, o couro cabeludo queimado.

Outra opção que pode acontecer em alguns casos, é alergia a algum componente. Por isso é importante ir regularmente ao dermatologista, e ter uma conversa franca com seu cabeleireiro a respeito da sua rotina capilar em casa.

É fundamental fazer sempre o teste de mecha. Pois neste momento, você terá certeza se é ou não uma boa opção fazer a química capilar.

Como evitar couro cabeludo queimado?

Sendo bem sincera, eu te indicaria a parar de fazer químicas. Mas eu sei que manter os cabelos lisos é algo que agrada muitas mulheres. Falo por experiência própria, pois eu alisei meus fios desde os 11 anos de idade, mas em 2017 resolvi fazer a transição capilar. Foi uma das melhores coisas que eu fiz por mim. Mas sei que essa é uma escolha pessoal, que cada mulher precisa fazer por si.

Continuando, procure não mudar sempre de salão. Encontre um profissional de confiança e permaneça com ele. Evite fazer muitas químicas e respeite o tempo de pausa.

Vá ao dermatologista e se possível faça uma análise capilar. Pois ela consegue analisar se seu cabelo está saudável ou não, e o que ele mais precisa.

Sempre saiba qual produto o cabeleireiro está usando em você. Procure entender um pouco dos seus componentes. Olhar o contra rótulo dos produtos não é um bicho de sete cabeças, depois que você torna isso um hábito.

O que fazer caso haja queimadura química?

Procure imediatamente uma assistência médica e siga correntemente todas as recomendações. É possível que seu médico passe algum remédio específico e suspenda alguns produtos rotineiros no seu autocuidado capilar. Mas isso vai depender da lesão. Vá ao dermatologista regularmente.

Como manter o couro cabeludo saudável?

É importante manter o couro cabeludo bem limpo. Então invista em um shampoo de acordo com necessidade do seu cabelo e mantenha uma boa frequência de lavagem.

Confira duas sugestões ótimas para você:

Sugestões

O shampoo da Felps e o shampoo de Chebe da Salon Line, possuem uma formulação mais nutritiva. Fazem uma boa limpeza, mantendo os fios e o couro cabeludo saudáveis. Por isso, são ótimas opções para você usar no dia a dia. Estou usando o shampoo da Felps, inclusive indico o uso da linha completa.

Charmosa, lembre-se que nenhum tipo de beleza vale a sua saúde. Cuide de você! Por isso, siga as informações desta matéria. Mas se houver qualquer dúvida, deixe um comentário, pois iremos te auxiliar.

Compartilhe este post com outras pessoas que também precisam saber sobre ele. Mas antes, me conta se você é do time do cabelo natural ou do time da química.

Beijos!

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress