Contadora cria Comunidade de Empreendedorismo Feminino - Charme-se
Logo Charme-se
3 mulheres empreendedoras batendo as mãos

A contadora Alexandra Bettine é  fundadora da Organize Contabilidade. Ela criou o projeto E- MULHERES. Esta iniciativa propõe capacitação e compartilhamento de experiências e dicas. Com isso, o intuito é instigar o empreendedorismo feminino. A contadora cria comunidade para proporcionar novas oportunidades, aumentando a autoconfiança e autoestima das mulheres.

Contadora cria comunidade para capacitar novas empreendedoras

contadora Alexandra Bettine cria projeto para empreendedoras

Alexandra Bettine é formada em ciências contábeis. Mas também é técnica em contabilidade, especialista em gestão de negócios pela USP.

De acordo com a Alexandra o projeto nasceu em um momento apropriado. Pois tem a intenção de combater o alto número de empresas novas, que acabam fechando. Infelizmente, muitas empresas não conseguem se manter logo nos primeiros dois anos de atividades.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae em 2023, as empreendedoras brasileiras enfrentam uma série de obstáculos:

Um dos grandes desafios, sem dúvida, é a falta de apoio. De acordo com a pesquisa, 68% dos homens, recebem mais apoio dos parceiros. Pois em contra partida, as mulheres recebem 61%. Outro ponto importantíssimo é a sobrecarga com tanta demanda. Afinal, 76% das mulheres se sentem sobrecarregadas tentando lidar com os cuidados com a família e o trabalho. Em comparação com 55% dos homens.

Além de cuidar da família, as mulheres ainda possuem as tarefas domésticas para se preocuparem. Mas também, tem a maternidade, 68% das mulheres dizem que este ponto influencia muito na decisão sobre empreender.

Embora existam muitos desafios, o empreendedorismo é um caminho de liberdade. Muitas mulheres que se arriscaram e não desistiram no primeiro tropeço, alcançaram o sucesso. Mas não existe fórmula mágica. É importante unir dedicação, uma mente criativa e as técnicas certas.

“Este é o momento ideal para eu me dedicar a um projeto que eu guardava há anos, capacitando mulheres e incentivá-las a se tornarem proprietárias de seus próprios negócios”, afirma a especialista.

Etapas do Apoio para empreendedoras

Mulheres trabalhando e escrevendo nos notebooks empreendedorismo feminino
Foto olia danilevich – Pexels

O projeto oferece uma consultoria. Ela é dividida em três partes:

Pré-incubação:

  • Você está começando sua empresa? Então a contadora te ajuda a se planejar. Ela dará dicas para começar com o pé direito!

Incubação:

  • A empresa já está de pé? A especialista te ajuda com finanças, recursos humanos e as operações do dia a dia.

Pós-incubação:

  • Voando solo! Sua empresa já está pronta. Mas você ainda conta com o apoio da incubadora se precisar.

Em resumo:

  • Pré-incubação: apoio para começar sua empresa.
  • Incubação: ajuda para crescer e se desenvolver.
  • Pós-incubação: suporte mesmo depois de se firmar no mercado.

Cada empresa é única. Com seus próprios desafios e ritmos de crescimento. Por isso, o tempo que você passa em cada fase é adaptável às suas necessidades.

Portanto o método oferecido é personalizado. Ou seja, é moldado para atender às características do seu negócio. E, claro, sempre mantendo atenção nas mudanças do mercado. Pois assim as empreendedoras estarão sempre um passo à frente.

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress