A umectação capilar é uma técnica que ajuda a fazer uma nutrição profunda nos fios. Por isso é muito famosa entre as cacheadas, já que nossos cabelos tendem a ser mais secos. Mas pode e deve ser usada para nutrir cabelos lisos e ondulados. Você já deve saber como fazer umectação capilar, porém neste post vou te mostrar várias formas diferentes de fazer na sua casa.
O que é umectação capilar ?
A umectação capilar é um banho de óleo vegetal que vamos dar no nosso cabelo. Esse tratamento a base de óleos aplicados da raiz as pontas garante cabelos nutridos, macios, com brilho e consequentemente mais saudáveis.
Essa é uma ótima técnica para os cabelos mais secos, opacos e fragilizados. Mas não faça umectação apenas quando o cabelo estiver assim, o certo é fazer umectação toda semana para manter os fios sempre lindos e fortes.
Mas lembre-se, para fazer umectação, o óleo precisa ser 100% vegetal.
5 tipos de umectação capilar:
Umectação Noturna
Acredito que esta seja a forma mais prática para fazer umectação capilar, para quem não tem muito tempo. Porque o óleo vai estar gindo no cabelo enquanto dorme. Eu já fiz várias vezes e não incomoda em nada as noites de sono.
- De noite, aplique o óleo vegetal sobre os cabelos secos. Mas não esqueça de aplicar no couro cabeludo fazendo massagens circulares e suaves.
- Depois é importante usar uma touca para proteger seus fios a noite e evitar que deixe seu travesseiro cheio de óleo. Mas muitas vezes eu uso uma camisa de algodão ou até mesmo uma sacolinha de mercado. (funciona do mesmo jeito)
- Pronto! Vá dormir e de manhã é hora de lavar as madeixas como de costume.
Para conseguir retirar o óleo do cabelo é necessário usar o método UCPE.
Pré poo ou Tradicional
Na umectação tradicional ou como gostamos de chamar pré poo, nós vamos aplicar o óleo vegetal sobre nossos fios e couro cabeludo, massagear e pausar.
- Separe o cabelo em mechas e comece a aplicar o óleo. Eu prefiro começar aplicar no couro cabeludo massageando suavemente e depois aplico no resto do cabelo.
- Depois eu faço um coque frouxo e deixo o produto agindo nos fios em torno de 2 horas, mas este tempo é opcional. Pois algumas pessoas deixam mais, outras deixam menos. Eu consigo resultados deixando esse tempo, então para mim está Ok.
- Para conseguir retirar o óleo do cabelo é necessário usar o método UCPE.
- Após fazer o método mencionado acima é hora de lavar os fios como de costume. Depois eu sugiro finalizar com produtos mais nutritivos, como o super volumão.
Umectação Quente
A umectação quente se tornou uma das minhas formas preferidas. Porque consegue agir de maneira mais rápida nos fios. Portanto se torna uma das formas de fazer umectação mais práticas e ótimas para cuidar do cabelo no inverno.
- A primeira etapa é aquecer o óleo, mas muito cuidado: O óleo é para ser aquecido, não pode ficar quente demais. Eu aqueço em banho maria, quando sinto que está em uma boa temperatura já começo a aplicar nos fios e couro cabeludo.
- Depois de aplicado eu deixo o óleo agir em torno de 40 minutos.
- Então depois é só aplicar o método UCPE e lavar as madeixas do jeito que você preferir.
Umectação reversa
Este método vai fazer a aplicação da umectação no meio da lavagem dos fios, potencializada por uma máscara hidratante. Ou seja, podemos concluir que a umectação reversa é uma versão da hidronutrição.
- Lave o cabelo como de costume, com seu shampoo de preferência e enxágue bem.
- Retire o excesso de água com uma toalha de microfibra ou algodão.
- Divida o cabelo em mechas e comece a aplicar sua máscara de hidratação favorita ao longo dos fios. Mas não esqueça de enluvar. (Não use máscaras instantâneas)
- Depois aplique o óleo vegetal por todo cabelo, mas comece do couro cabeludo para as pontas, para não levar creme para a raiz do cabelo
- Deixe agir por 20 minutos e depois enxágue bem e finalize como de costume
Salada de frutas
A umectação salada de frutas é uma invenção minha, não inventei a receita, apenas o nome haha. A ideia é usar alguma fruta junto com o óleo vegetal para potencializar o tratamento. Sim, pode usar mais de uma fruta na receita, mas sugiro até duas.
- umectação com babosa e óleo vegetal da sua preferência (eu prefiro coco).: Misture a polpa da babosa com um pouco de óleo, mas o suficiente para o seu cabelo. Aplique e aguarde duas horas para retirar dos fios.
- Umectação com abacate e azeite segue a mesma linha, mas deixe a mistura bem homogênea antes de aplicar nos fios.
Quais Produtos Usar na umectação capilar ?
Estes são meus produtos favoritos do momento para fazer umectação capilar: óleo creme de umectação de coco, óleo creme umectação meu liso ondulado, Blend de óleos, óleo de coco.
[show_shopthepost_widget id=”3733352″]São tantas as possibilidades, que não há desculpas para ficar sem fazer a umectação capilar. Portanto escolha a melhor forma e faça em casa, esta é uma ótima maneira para cuidar dos cabelos na etapa de nutrição do cronograma capilar.
Gostou das dicas? Então deixe um comentário.
Beijos!!
Lu Rosa
Oi Simone!
Amei suas dicas de umectação, achei interessante misturar o óleo com uma fruta!
Beijos
Simone
Ai que bom que gostou, beijos
Lívia Alli de Alcântara Madeira
super boas dicas, pro meu cabelo que nao é danificado umectação pesa bastante, mas sei que salva alguns cabelos
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Simone
Seu cabelo além de liso parece bem fininho né? Ao invés de nutrição, faça uma hidronutrição, pingando algumas gotas d óleo na sua máscara de hidratação.
Kaila Garcia
Amei suas dicas, a umectação faz uma diferença gigantesca no cabelo. Gosto muito de usar óleo dentro da máscara de hidratação, não sei se é considerado umectação, mas funciona muito comigo, o cabelo fica outro! ❤
https://www.kailagarcia.com
Simone
Na verdade falamos que é hidronutrição, ajuda a hidratar e nutrir ao mesmo tempo, é ótimo.