Faz alguns dias, uma charmosa me perguntou como escolher a máscara capilar. Ela queria saber como identificar se uma máscara é para hidratar, nutrir ou reconstruir. Eu achei a pergunta muito interessante, porque muitas vezes não vem escrito na embalagem a funcionalidade, mas em alguns casos mesmo quando vem especificado, o produto pode ter até mais de uma funcionalidade ou até mesmo se encaixar em outra completamente diferente.
Portanto hoje, vou mostrar para você charmosa, o que eu faço para me ajudar a diferenciar as máscaras capilares e acertar nas escolhas dos meus produtos.
Como escolher a máscara capilar
Antes de tudo é necessário que você entenda o que é e para que serve cada etapa: Hidratação, nutrição e reconstrução. Porque assim vai ficar mais fácil para você saber do que seu cabelo precisa e entender melhor este post. Então, da uma passada lá no post sobre cronograma capilar.
Preste atenção no rótulo do produto
Quer saber exatamente para que serve cada produto, então é hora de prestar atenção no rótulo dele. Muitos rótulos vem estipulado as propriedades e funcionalidades de cada produto, mas as vezes uma máscara de hidratação possui também um poder mais nutritivo e você nem se da conta.
O interessante de saber estipular esta diferença, é que você vai saber escolher corretamente os produtos para o seu cronograma capilar. E claro, acertar em cheio nas escolhas de acordo com as necessidades dos seus cabelos.
Prestou atenção no rótulo, mas a funcionalidade não está clara ? Então é hora de analisarmos a composição deste produto.
A princípio pode ser um pouco difícil de entender, porque os nomes na composição seguem as regras da Nomenclatura Internacional dos ingredientes dos cosméticos (INCI – Internacional Nomenclature of Cosmetic Ingredients). O uso da nomenclatura é para facilitar a identificação dos ingredientes no mundo todo.
Muitas vezes conseguimos entender e reconhecer substâncias conhecidas, como por exemplo, “Cocos Nucifera Oil” e Flower Extract”, que são respectivamente óleo de coco e extrato de flor. Mas para nomenclaturas mais difíceis como “galactoarabinan”, que é um polissacarídeo natural extraído das árvores; é necessário uma pesquisada a mais.
Mas calma, abaixo vou te mostrar alguns dos principais componentes de cada etapa do cronograma capilar para você ficar de olho. Porque vai te ajudar a escolher seus produtos sem dor de cabeça.
Nem toda máscara vai ter apenas uma função, é possível encontrar máscaras mistas, como hidro-reconstrutora, nutri-reconstrutora , hidro-nutritiva ou tudo junto.
OBS: Os primeiros ingredientes que aparecem na lista de composição, são os que estão em maior quantidade no produto, enquanto os componentes do final estão em menor quantidade.
Como escolher a máscara se ela for mista?
E quando uma máscara tem componentes hidratantes, nutritivos e reconstrutores, em qual etapa do cronograma capilar eu vou usa-la ?
1º maneira: Se os componentes hidratantes estiverem no início da composição, significa que estes produtos hidratantes estão em maior quantidade, logo esta máscara é mais hidratante. Então, você usa ela na etapa de hidratação.
2º maneira: Se tiver muitos componentes e não está dando certo analisar conforme a 1º maneira, verifique a quantidade de componentes. Se a máscara tiver um maior número de componentes nutritivos, então ela é uma máscara de nutrição.
Vale ressaltar algo que sempre falo por aqui, cada cabelo reage de um jeito. Então, um produto que pode deixar seu cabelo mais hidratado, no meu eu posso sentir mais nutrição e vice-versa. Fique de olho nos resultados.
Vamos analisar um rótulo juntos ?
As setas indicam o início da composição e o final. As linhas vermelhas são componentes nutritivos (óleos) e a linha amarela são componentes hidratantes (extratos de plantas, etc).
Logo, por conter primeiros componentes hidratantes e um número maior de componentes hidratantes, podemos concluir que é uma máscara hidronutritiva. Ou seja, seu poder é mais hidratante, porém possui um Q de nutrição.
Quando eu conheço uma marca e sei da qualidade e procedência eu não analiso todos os componentes não, apenas os principais, mas fica a seu critério. Por exemplo, antes de pesquisar para este post eu não sabia o que era xilitol, mas como eu quis ir mais fundo e entender melhor o rótulo, descobri que é um adoçante natural.
Hidratação
A Hidratação é responsável por repor água nos fios. Então, todas as máscaras acabam tendo um Q de hidratante, independente de sua funcionalidade, porque a base (seu maior componente) é a água.
A hidratação é tida como a primeira etapa do cronograma, porque todos os cabelos precisam sempre ser hidratados. Hidratar é a principal necessidade dos fios. Os cabelos ficam mais maleáveis e macios.
Componentes:
- Água (Aqua)
- Extratos de plantas, frutas, Aloe Vera (procure por Extract, fruit)
- Silicones (solúveis)
- Vitaminas
- Pantenol
- Derivados do açucar
- Glicerina (glycerin)
- Álcoois graxos (cetyl alcohol)
Nutrição
A Nutrição é importante para repor os lipídios do nosso cabelo, ou seja, os óleos dos fios, auxiliando a deixar os cabelos mais maleáveis, alinhados e com brilho.
Componentes:
- Óleos vegetais (Argan Oil)
- Manteigas vegetais (shea butter)
- Ceramidas
- Tutano
Reconstrução
A Reconstrução auxilia na reposição de massa dos fios. É a etapa que ajuda a fortalecer as madeixas e recuperar os fios. Indicado para cabelos fragilizados por químicas, quebradiços, danificados.
Componentes:
- Queratina (keratin)
- Aminoácidos – Arginina, Creatina ( Arginine, Creatine)
- Colágeno (Collagen) (também atua na hidratação)
- Proteína hidrolisada do milho…
Bom, estas são minhas dicas de como escolher a máscara capilar ideal para cada etapa do seu cronograma capilar. Gostou? Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários, pois vou responder. Aproveita e me conta qual sua maior dificuldade em escolher seus produtos de cabelo ? Beijos!!
Fontes: Anvisa.gov.br – Cabelos de Rainha
Pathy Guarnieri
Suas dicas estão ótimas, Simone! Assim é até mais fácil na hora de analisar uma máscara!
Beijo!
Cores do Vício
Simone
Oi Pathy que bom que gostou. Eu já tive bastante dificuldade e isso me ajuda muito.
Juliana Rabelo
Eu tamb´ém tenho dificuldade em escolher a máscara certa. Com certeza esse post me ajudou muito! Obrigada.
Ótimo post!
>>> https://blogjulianarabelo.blog/
Simone
Ena, fico muito feliz, beijos
Letícia Westin
Que post o interessante. Amei.
Beijoos. ❤️
http://www.lewestinblog.com
Simone
Ena, que bom, beijos
Wanessa de Almeida
eu to precisando de uma reconstrução, meu cabelo tá gritando por isso!
Amei a indicação dos produtos que vc postou.
bjs http://www.diadebrilho.com
Simone
Oi Wan, super indico a Salon Line tem produtos para todas as necessidades
Stephanie Ferreira
Suuper completo este post! É super importante conhecer seu cabelo e saber o que ele precisa na hora de escolher os produtos. Aliás, esta marca de nutrição vegana da Salon Line está na minha lista, uso o shampoo e amo demais!!
Um beijo,
Blog da Kitbox ♡
Simone
Eu também tenho, é uma das minhas favoritas ♥
Lívia Madeira
muito bacana esse post, pois realmente depende da necessidade de cada cabelo e quais componentes ele está mais precisando
http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido
Simone
Sim, com certeza, então saber a diferenciar as máscaras é super importante.
Anete Oliveira
Nossa, Simone, que post super completo e educativo!!
Beijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Simone
Que bom que gostou
Su Cerqueira
Minha Charmosa que Artigo enriquecedor! Falou de composição venho correndo porque amo!! Digno de salvar isso sim!!! Amei!!
Simone
Obrigada rainha, que bom que gostou, beijos