Como cuidar dos cabelos durante a gravidez - Charme-se
Logo Charme-se
Como cuidar dos cabelos durante a gravidez

Fiquei grávida, e agora? Mesmo sendo um bebê planejado é inevitável as mil e uma questões sobre maternidade pairarem sobre minha cabeça. Comecei a pesquisar sobre alimentação para grávidas, dicas de amamentação, os exames, os produtos que posso ou não usar, como cuidar dos cabelos na gravidez…

Esse é um momento em que nós mulheres ficamos bem mais sensíveis e ansiosas, então é muito importante estarmos sempre nos informando e em contato com nosso médico. Pois assim cuidamos melhor de nós e do nosso bebê.

Como cuidar dos cabelos durante a gravidez

Como cuidar dos cabelos na gravidez

Durante a gestação passamos por várias mudanças hormonais, por isso nos sentimos mais sensíveis, com mais sono, contudo pode até interferir nos nossos cabelos. Por exemplo, muitas mulheres relatam mudanças consideráveis nos cabelos durante a gravidez. Algumas gestantes sentem os fios mais encorpados com melhor crescimento, mas outras por sua vez podem ficar com fios mais frágeis e ressecados. Então devido a esta mudança, é necessário ficar de olho para ir adaptando os cuidados dos fios e mante-los saudáveis.

No meu caso, não senti grandes diferenças no meu cabelo. Afinal já tem um bom tempo que venho cuidando bem dele. Então, ele continua bonito, sedoso e com crescimento muito bom. Inclusive já estou doida para cortar haha.

Como cuidar dos cabelos: Grávida pode pintar o cabelo ?

Essa é uma grande dúvida entre as gestantes e divide opiniões. Mas o que posso lhe adiantar é que sempre consulte seu obstetra. Tudo o que pensar em fazer, fale primeiramente com seu médico.

Alguns especialistas afirmam que as gestantes podem pintar os fios, desde de que sejam com produtos sem amônia, metais pesados e algum químico forte. E que a aplicação seja a partir do segundo trimestre, pois no primeiro trimestre o bebê está começando a se formar e pode acabar prejudicando o desenvolvimento.

No entanto não existe nenhum estudo científico que comprove 100% o quanto o couro cabeludo pode absorver das substancias e o quanto exatamente pode fazer mal ao bebê. Até porque fazer estudos do tipo com gestantes é anti ético. O que sabemos com certeza é que os produtos em contato com couro cabeludo PODEM SIM ser absorvidos por ele e entrar na corrente sanguínea.

Em caso de crescimento dos fios, em que os fios brancos começam a incomodar uso de tonalizantes pode ser uma boa alternativa. O período de duração é curto, mas vai te ajudar muito nesta fase.

Outra alternativa é a henna, mas precisa ser a 100% natural. Pois assim irá conferir cor aos fios sem riscos.

Tipos de tintura que não possuem contato com o couro cabeludo são outras opções a se pensar, como por exemplo luzes ou o ombré hair. Mas lembre-se de evitar produtos com amônia. Ao fazer este procedimentos, esteja em local bem ventilado.

Depois da minha transição capilar, cheguei a pintar meu cabelo algumas vezes. Mas neste momento quero me dedicar inteiramente a Bella. Consigo deixar meu cabelo lindo com outros procedimentos, como um bom corte e uma boa nutrição. Então, no meu caso, prefiro esperar até o desmame para fazer qualquer tipo de química.

Alisamentos & progressivas & Relaxamentos na gravidez

Os alisantes em sua maioria possuem componentes químicos pesados como formol entre outros, que podem fazer mal para a gestante a para o bebê. Portanto o ideal é NÃO fazer estes tipos de procedimentos químicos.

Para abaixar o volume dos fios, você pode optar pelo secador e chapinha. Mas sempre use protetores térmicos.

Outra alternativa é apostar em penteados como tranças ou acessórios de cabelo como presilhas.

Componentes para serem evitados na gravidez:

  • Amônia
  • Ureia
  • Formol
  • Hidróxidos
  • Chumbo
  • benzeno

Perceber que seu cabelo ficou ainda mais sedoso e com brilho na gravidez não é desculpa para descuidar dos fios. Porque a rotina capilar continua super importante.

Quais os tratamentos capilares indicados para grávidas?

Mantenha ou inclua na sua rotina máscaras capilares de acordo com objetivo e tipo do seu cabelo. Da uma olhada neste post: Como escolher a máscara capilar. Vai te ajudar a entender os rótulos e seus componentes.

Para cabelos ressecados, invista em máscaras com Vitamina E, extratos de plantas, Aloe Vera. Mas já para cabelos que necessitam de uma boa nutrição você pode investir em máscaras que contenham Tutano, manteiga de Karité. Já os fios danificados vão se recuperar muito bem com máscaras com queratina.

Além de deixar os fios mais saudáveis, ajuda a manter a cor e o brilho. Falando em manter a cor, o Shampoo da linha Nutri Hair tem esta função.

As hidratações precisam ser periódicas e os cabelos devem ser mantidos limpos, conforme as dicas de como lavar corretamente o cabelo.

Produtos que protejam os fios de danos externos também são indicados. Além é claro de investir no corte das pontas regularmente, pois um bom corte garante mais vitalidade e garante mais definição, no caso das cacheadas.

Eu tenho usado mais produtos liberados. Pois os produtos liberados são mais naturais. Mas como nem todos os meus produtos são assim, eu tenho intercalado produtos normais x liberados. Porque sinto que me ajuda a diminuir o uso de produtos com sulfato e parabenos. Meu obstetra não me proibiu de usar nenhum tipo de produto de cabelo, mas me sinto mais confortável usando opções mais naturais, além do que intercalar shampoo com Co-wash me ajuda a manter o couro cabeludo mais hidratado.


Para você que está grávida ou pretende ficar, eu super indico o canal Almanaque dos pais, pois tem muitas dicas incríveis sobre maternidade e tem me ajudado muito.

Mas agora me diz, você gostou das dicas de como cuidar dos cabelos durante a gravidez?

Beijos!!

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

plugins premium WordPress