Eu tenho uma pele bastante sensível, por isso a maioria dos desodorantes acabam me irritando muito; causando ardência e coceira local. Portanto tenho buscado maneiras mais naturais e menos agressivas para fazer o skin care das axilas. E hoje em dia, depois de algumas mudanças e substituições, percebi que além de não sofrer mais com alergias nas axilas; elas clarearam um pouco. Então se você também se identifica com isso, não se preocupe. Porque hoje vou te contar como cuidar das axilas e mantê-las saudáveis e protegidas.
Nunca pensei que eu teria coragem de fotografar minhas axilas, mas depois que passei a cuidar melhor delas já vejo grande diferença. Pois estão mais claras e saudáveis.
Higienização em dia
É importante manter as axilas bem limpas. Afinal este é um ambiente ideal para bactérias, incluindo as que causam os odores, já que é um local mais abafado. Então o ideal é usar sabonetes específicos para esta área do corpo, pois vão ajudar a manter o equilíbrio e deixar sua pele mais saudável.
Uma ótima opção são os sabonetes de glicerina. Sabonetes para as axilas precisam ser neutros e de preferência sem cheiro. Invista em um sabonete somente para esta região do corpo.
Pelo menos uma vez na semana invista em uma esfoliação, pois vai ajudar a retirar peles mortas e resíduos de produtos. Mas dê preferência para esfoliantes mais suaves.
Como cuidar melhor das suas axilas ?
Hidratação não pode faltar
A axila é uma das áreas mais sensíveis do nosso corpo. Portanto precisa de atenção e cuidados específicos. Mas quando a gente fala de hidratação, a gente lembra de cabelo, skin care do rosto… Mas as axilas são esquecidas, não é mesmo?
Esta é uma região que precisa ser bem hidratada também, pois vai garantir uma pele mais macia, com mais elasticidade, saúde.
Hidrate a pele da sua axila duas vezes ao dia, você pode fazer isso junto com a skin care do rosto. Então pela manhã você aplica seu hidratante e depois o desodorante. Já de noite, você reaplica o hidratante e de preferência junto com algum agente clareador como o Bioderma Pigmentbio Sensitive Areas.
É interessante usar um hidratante que não prejudique a transpiração, ou seja, um hidratante mais calmante e com ativos que deixam a pele mais livre. Mas você também pode optar por um desodorante que já possui propriedades hidratantes. Pois assim você garante mais praticidade.
A proteção é indispensável
Você pode até pensar que por ser uma região pouco exporta, não é importante usar protetor solar, mas é sim. No entanto, não precisa passar todo dia, mas sempre que for na praia ou ficar exposta ao sol, principalmente após depilações, aplique o protetor solar e depois que ele absorver use o desodorante.
Usar o desodorante certo
São muitas as opções de desodorantes e antitranspirantes hoje no mercado. Porém, muitos possuem em sua composição parabenos, alumínios entre outras substâncias que podem ser prejudiciais a saúde. Os antitranspirantes, por exemplo, acabam entupindo os poros impedindo que as toxinas sejam expelidas pelo corpo. Portanto um desodorante realmente saudável possui ativos mais naturais, que garantem que a pele consiga expelir as toxinas, mas inibindo o odor e cuidando da pele ao mesmo tempo.
Como manter suas axilas saudáveis ?
O desodorante com magnésio e esqualano da Biossance é perfeito. Pois possui fórmula limpa; controla o excesso de suor e o odor.
- Magnésio: Magnésio natural; derivado do mar morto. Ajuda a reduzir o odor e suor por tempo prolongado.
- Esqualano: Retém a umidade natural da pele, por isso ajuda a hidratar.
- Bisabolol: Suavize e acalma a pele. É uma ótima tecnologia, pois é uma alternativa mais sustentável ao extrato de camomila.
Compre aqui
Depilar ou não?
Primeiramente é importante esclarecer que os pelos das axilas são importantes para proteger esta região da pele. Ter pelos nas axilas não é sinônimo de falta de higiene; e muito menos contribui para o aumento do odor. Depilar ou não é uma decisão de cada um.
Eu gosto muito de me depilar, mas com o tempo percebi que depilar com a gilete só estava fazendo mal para minha pele. Então, eu diminui um pouco a depilação com a lâmina de barbear e junto com os outros cuidados, percebi que minha pele clareou. Mas precisamos entender também que algumas pessoas possuem áreas do corpo mais escuras naturalmente, Ok? No entanto; este não é meu caso.
Estou reduzindo o uso da lâmina, já tentei inclusive depilação com cera, mas minhas axilas continuavam muito escuras e as vezes bem irritadas. Então; o que eu pretendo fazer em breve é depilação a lazer, pois acredito que vai me dar muito mais praticidade. Quando eu fizer conto tudo para você, os prós e os contras.
Lembre-se que cuidar da pele das suas axilas é uma etapa importante do seu autocuidado diário. Então vá regularmente ao dermatologista. Principalmente se você sentir desconforto; irritações ou presença de caroços no local.
E aí Charmosa, agora que você sabe como cuidar das axilas; tenho certeza que depois destas dicas as suas ficarão muito mais saudáveis; testa aí!
Beijos!