A maternidade é um grande desafio, mas isso nós já sabemos, não é mesmo? No entanto, ela é também uma das melhores partes da nossa vida. Não posso dizer que ser mãe sempre foi um sonho, porém depois de algum tempo e com a pessoa certa do lado, se tornou um sonho. Hoje, sou mãe de duas meninas que enchem os meus dias de alegria, desafios e muitos aprendizados. Mas uma mulher não é apenas mãe. A gente sempre busca o melhor para saber como conciliar a maternidade e o trabalho com o resto da vida. Então, vou te contar como tenho lidado com todas as demandas e espero te inspirar na sua rotina.
O que me manteve firme frente as mudanças
Eu sou mãe da Bella de 3 anos e da Mariáh de 4 meses. Antes de descobrir que estava grávida da minha segunda filha, eu resolvi voltar a estudar. Bom, na verdade nunca parei de estudar, sempre fiz cursinhos e gosto muito de ler e aprender coisas novas. Mas dessa vez resolvi voltar para faculdade, e sabemos que é uma carga e demanda muito maior.
Antes de me decidir se voltava a cursar uma faculdade, eu orei e entreguei tudo nas mãos de Deus. Então, como ele abençoou, eu entendi que era para eu ir de cabeça e sem medo. Mas admito que depois que descobri a gravidez, senti um certo receio. No entanto, eu creio que se Deus permitiu é porque é para ser. Então, continuei.
Mariáh nasceu e cá estamos nós, duas crianças, trabalho, estudos, casa… E graças a Deus por isso. Tudo o que tenho é benção de Deus, mas não é fácil conciliar a maternidade e o trabalho com o resto da vida.
Estamos todas no mesmo mar, mas não no mesmo barco
Confira o vídeo abaixo onde eu explico melhor e falo da minha rotina com mais detalhes.
Antes de falar da minha rotina é preciso entender que estamos todas no mesmo mar, mas não no mesmo barco. Digo isso, porque muitas pessoas acabam comparando muito as mães, como se fossemos e vivêssemos iguais. Mas a verdade é que cada mulher tem uma realidade materna diferente, cada mãe é única e ponto.
Porque quando nos comparamos ou ditamos que a maternidade é tudo igual para todas, a gente acaba julgando umas as outras e nos distanciando. Porque infelizmente é o que eu vejo muito na internet. Algumas pessoas rotulam a maternidade e muitas mães acabam se sentindo menosprezadas e incapazes.
Então, eu trago essa reflexão, para gente entender que cada maternidade é única e toda mãe merece respeito e empatia. Porque algumas mães possuem rede de apoio, por exemplo. Enquanto outras mães são sozinhas. Então, o que uma mãe com ajuda consegue fazer, muitas vezes a mãe solo não consegue. Mas nem por isso ela deixa de ser uma boa mãe, ou uma é melhor do que a outra.
O que te faz uma boa mãe, é o cuidado, o amor, a educação que você da para os seus filhos. Não o fato de você poder viajar mais com eles ou ter um tempo a mais, por exemplo.
É importante manter uma rotina, porque é bom para as crianças. Mas é necessário entender que ela deve e pode ser adaptável. Porque afinal, imprevistos acontecem, principalmente se você é mãe.
Como conciliar a maternidade com o resto da vida?
Outro ponto fundamental de saber é: VOCÊ NÃO VAI DAR CONTA DE TUDO, E ESTÁ TUDO BEM!
Leia mais: Não seja uma mãe perfeita, seja uma mãe feliz
É humanamente impossível dar conta de tudo, então relaxa. Procure priorizar o que tem que ser feito por você e delegar o que poder.
Eu trabalho em casa, então tenho um horário mais flexível. Eu amo trabalhar de manhã, sinto que meu rendimento é melhor, então foco esse momento para dar uma arrumadinha na casa e fazer as demandas da empresa. Nesse período é quando a Bella está na escola e o marido no trabalho. Então, eu fico só com a pequena em casa.
Adianto tudo do trabalho e quando a Isabella chega da escola, eu fico por conta dela. Porque criança costuma chegar bem cansada e enjoadinha. Então, dou almoço e brinco. Quando chega a hora do soninho da tarde eu aproveito para trabalhar e fazer tarefas mais importantes que eu não conseguiria com elas acordadas.
Já fiz almoço com criança no colo, nota fiscal, falei com cliente… Então, não é fácil conciliar a maternidade e o trabalho, mas é possível.
É importante saber que cada dia é uma coisa, as vezes consigo fazer mais, as vezes menos. Mas não me culpo mais. Sei que estou dando o meu melhor por elas. Eu procuro manejar os meus dias para não me sobrecarregar.
Os estudos eu deixo para a noite, ou para quando elas estão dormindo de tarde. Mas se por algum motivo eu tiver que dormir muito tarde; é certo que no outro dia eu priorize o meu sono. Porque assim eu evito exaustão e stress.
E onde entra o autocuidado ao conciliar a maternidade ?
Bom, no meio disso tudo. Gosto de fazer skincare de manhã e a noite. As vezes eu consigo fazer mais cedo, a vezes mais tarde. Mas tento sempre encaixar essa momento nos meus dias, porque me fez muito bem e me relaxa. Cuido do meu cabelo também, aproveito para cuidar na hora do banho. E claro, que autocuidado não é só isso né? Procuro cuidar além do físico, como meu cuidado mental e espiritual também. Procuro sempre me conectar com Deus e vou regularmente ao médico.
Uma dica muito legal é trazer a criança para participar do seu autocuidado. Porque além de gerar uma conexão de mãe e filha, você aproveita para ensinar os benefícios que o autocuidado trás para vida dela.
Bom, essa é a minha rotina nua e crua. Não tem segredo, é um dia de cada vez. Vou fazer um outro vídeo com um mini vlog do meu dia a dia. Porque acredito que fica melhor para visualizar o meu “se vira nos trinta”.
Espero ter inspirado significativamente você, em como conciliar a maternidade e o trabalho e todo o resto. Estamos juntas ♥.
Acompanhe meu dia a dia no Instagram.
Juliana Ferreira
Que post incrível, você e incrível, aprendendo e crescendo sempre
Beijos
http://www.pimentadeacucar.com