A Páscoa passou, mas a gente continua comendo aquele chocolate de vez enquanto. E muita gente diz por aí, que isso pode contribuir para o aumento das espinhas. Mas será mesmo que chocolate causa acne? O Dr. Raul Cartagena Rossi, (CRM/SP: 224.016), médico membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor de TheraSkin®, nos conta qual é a verdade sobre o assunto.
Dermatologista explica se o chocolate causa acne
É importante lembrar que a alimentação vai sim interferir na saúde da pele. Mas é preciso desmistificar algumas coisas sobre o chocolate. “O que realmente está associado ao surgimento da acne é o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e laticínios. Mas não o chocolate em si”, explica o Dr. Raul.
O dermatologista reforça que os chocolates que podem trazer algum malefício para pele são os ao leite e chocolate branco. “Leite e açúcar são elementos que favorecem a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando inflamação e, consequentemente, o aparecimento de espinhas”, ressalta o médico.
Para quem não vive sem um chocolate, uma ótima opção é o amargo. “O cacau, principal ingrediente do chocolate, contém flavonoides com ação antioxidante, que protegem contra os radicais livres. Também é fonte de magnésio e triptofano, substâncias que estimulam a produção de serotonina e endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Por isso, a melhor escolha é o chocolate amargo, com pelo menos 60% de cacau na composição”, destaca o Dr. Raul.
O dermatologista explica ainda que não é apenas o chocolate ao leite que pode causar acne e espinhas. Pois os alimentos processados, gordurosos, podem contribuir para o aumento de hormônios que estimulam a produção de oleosidade. Então, o resultado disso é de uma pele cheia de espinhas. Portanto, não se deve se preocupar só com o consumo de chocolate e sim em manter uma boa alimentação. Buscando um equilíbrio e substituições mais saudáveis e inteligentes.
Quem tem acene pode comer chocolate ?
“Para quem tem predisposição à acne, o ideal é controlar o consumo e dar preferência ao chocolate amargo”, recomenda o Dr. Raul. Mas ele ainda ressalta que os cuidados diários com a pele também são importantes.
Manter os cuidados com a pele diariamente é fundamental para cuidar dela de maneira completa. Com isso, os resultados são ainda maiores. Então, é indispensável manter uma rotina de cuidados com a pele de dia e de noite. O primeiro passo é entender suas necessidades e alinhar os cuidados com os melhores produtos.
“Consultar um dermatologista é fundamental para escolher os produtos e tratamentos certos para cada tipo de pele”, conclui o especialista.