Muitas mulheres acabam sofrendo com cabelos ralos, e essa condição pode ser causada por vários fatores. Portanto é importante entender qual a causa exata em cada caso para começar a tratar e se possível reverter este quadro. Os cabelos ralos infelizmente impactam na autoestima destas mulheres, mas com algumas dicas e cuidados específicos pode-se conseguir ótimos resultados.
O que são cabelos ralos?
Cabelos ralos se caracterizam pela condição de se ter poucos fios de cabelo no couro cabeludo. Algumas das causas são uso excessivo de químicas, cabelo mal cuidado, fatores genéticos, alterações nutricionais, alopécia androgenética, etc. Que podem acarretar em quebra, queda, frizz e pouco volume.
Esta é uma causa bem comum inclusive em mulheres maduras, que relatam que com o tempo o cabelo vai ficando ralo e deixando couro cabeludo aparente em algumas regiões. Nestes casos isso ocorre devido a queda de produção hormonal. Que retarda o crescimento do cabelo e gera então o envelhecimento capilar.
Cabelo ralo é diferente de cabelo fino. Pois o cabelo fino por sua vez se caracteriza pela estrutura do fio ser mais fina, mas mesmo assim ter uma boa quantidade de fios.
Se atente aos sinais do seu cabelo, perceba se a quantidade de fios que caem por dia está aumentando e se existem falhas no couro cabeludo. Pois isso pode indicar que você está perdendo muito cabelo e é necessário cuidados imediatos.
Como tratar o cabelo ralo ?
Como já mencionado acima, é importante saber a causa para ter êxito com os tratamentos aplicados.
A primeira etapa sem dúvidas é adotar uma rotina capilar voltada para as necessidades de cabelos com esta condição. Pois este tipo de cabelo por ser mais frágil os cuidados precisam ser redobrados.
Portanto o primeiro passo é evitar químicas e danos físicos, como excesso de fontes de calor, exposição demasiada ao sol, etc.
VEJA MAIS:
Além da hidratação e da nutrição, é importante repôr a massa capilar destes fios para garantir mais força, então invista em reconstruções capilares com queratina, aminoácidos e colágeno.
Se preocupe em lavar corretamente o cabelo, estimule a circulação sanguínea do couro cabeludo na hora do banho, fazendo massagens circulares. Produtos que nutrem o couro cabeludo e restauram a fibra capilar, ajudam a estimular folículos adormecidos e potencializando novos fios. Consequentemente resultando em fios mais encorpados também.
Penteie seus fios com muito cuidado, esse tipo de cabelo pode acabar embolando mais. Portanto para evitar quebra penteie com delicadeza e sempre da ponta para raiz.
A alimentação também é super importante, muitas vezes as causas são alguma insuficiência vitamínica no organismo. Portanto manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas A, B, zinco e proteínas é uma ótima opção. Os suplementos capilares já fazem sucesso entre as mulheres e garantem auxílio para recuperação dos fios; mas lembre-se de sempre consultar seu nutricionista.
Seja qual for a causa do seu cabelo ralo, é importantíssimo você procurar um dermatologista para fazer uma avaliação mais profunda. Pois dependendo da causa será necessário além dos cuidados em casa, tratamentos a laser ou uso de medicamentos.
Você possui cabelo ralo ou conhece alguém que tenha? Então aproveia e compartilhe estas dicas ♥
Beijos!!
Wanessa de Almeida
eu já tive, foi uma época trabalhosa pra cuidar. Consultei dermato e tricologista e eles me auxiliaram a ter meu cabelo bom de volta. É importante cuidar sempre.
bjs http://www.diadebrilho.com
Simone
Sim e sempre se consultar com um profissional
Lulu on the sky
Minha mãe tem cabelo ralo e adorei as suas dicas.
big beijos
Simone
Obrigada amiga
Váh
Ótimas dicas!!
Cabelo ralo é muito ruim, mas sabendo a causa e cuidando direitinho tudo fica bem! 😉
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Simone
Sim, com certeza
Vanessa
Olá!
Amei saber como cuidar dos nossos cabelos ralos, tenho cachos mas, meu cabelo é bem fino e ralinho. É bom cuidar e tentar fazer com que encha um pouco.
Beijocas.
https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/
Simone
Sim, espero que as dicas te ajudem ♥
Tay Ribeiro
Amei o post. Problemas capilares afetam diretamente a autoestima, meu cabelo não é ralo no couro cabeludo, mas nas pontas elas ficam bem ralas e toda vez tem que cortar para dar uma aparência saudável. É sempre bom achar a fonte do problema para tratar
beijos
Simone
Sim ♥