Cabelos Fortes na Menopausa: Guia Definitivo para Saúde Capilar - Charme-se
Logo Charme-se
Cabelos Fortes na Menopausa Guia Definitivo para Saúde Capilar

A menopausa é um fenômeno natural na vida de toda mulher. Essa fase meche consideravelmente com todo o organismo, inclusive os cabelos costumam ser os primeiros a sentirem toda essa mudança hormonal. A especialista em tricologia  Dra. Danielle Gitti, com mais de 14 anos de experiência na área, afirma que as mulheres que chegaram nesta etapa da vida, apresentam mudanças significativas nos cabelos. “O que muitas não sabem é que esses efeitos podem ser minimizados e até revertidos com a abordagem correta”, explica a Dra. Danielle. Então, para manter os cabelos fortes, a especialista nos conta seu protocolo de tratamento.

O impacto hormonal na saúde dos cabelos

cabelos fortes na menopausa
Foto de Keenan Constance Pexels

Durante o período da menopausa, a produção de dois hormônios importantes para o crescimento dos cabelos diminui. Esses hormônios são o estrogênio e progesterona. “O estrogênio é responsável por prolongar a fase de crescimento (anágena) dos fios, enquanto a progesterona ajuda a regular a produção de sebo no couro cabeludo”, detalha a especialista.

Quando a produção destes hormônios diminui é possível notar algumas mudanças, como: a fase do crescimento dos cabelos diminui de 5 anos, para 1 a 2 anos; a produção de colágeno e elastina também fica baixa, mas além disso o couro cabeludo também fica ressecado.

“É como se o relógio biológico dos seus folículos acelerasse”, compara Dra. Danielle. “Os fios que antes levavam anos para completar seu ciclo, agora passam por esse processo em meses.”


As 4 mudanças que a menopausa causa nos fios

Cabelos Fortes na Menopausa: Guia Definitivo para Saúde Capilar
Foto de Towfiqu barbhuiya Pexels
  1. Queda Acelerada (Eflúvio Menopáusico)
    “Enquanto é normal perder cerca de 100 fios por dia, na menopausa esse número pode triplicar”, alerta a tricologista. “Isso ocorre porque muitos folículos entram simultaneamente na fase de queda (telógena).”
    Essa queda acelerada deixa os cabelos mais ralos isso meche muito com a autoestima da mulher. Então, o melhor a se fazer é sempre buscar ajuda de um médico, profissional, para entender melhor os sintomas e garantir o melhor tratamento.
  1. Afinação Progressiva dos Fios
    “Os novos fios nascem com diâmetro reduzido em até 30%. Com o tempo, isso resulta em uma perda visível de volume.”
    Além do cabelo ficar ralo, eles também ficam mais finos. Então, quem tinha um cabelo muito cheio, ele pode perder bastante o volume na menopausa.
  1. Ressecamento Intenso
    “A diminuição da atividade das glândulas sebáceas deixa o couro cabeludo mais seco e os fios quebradiços”, afirma a tricologista.
    Isso impacta diretamente na rotina capilar em casa. Então, é fundamental usar shampoos mais hidratantes e produtos que ajudem na nutrição, para evitar que o couro cabeludo fique ressecado.
  1. 4. Mudança na Textura
    De acordo com a Dra. Danielle, os folículos também podem mudar sua estrutura, por causa das mudanças hormonais na menopausa. Então, alguns cabelos que eram lisos podem ficar ondulados, ou até mesmo ocorrer o contrário. Esse é o relato de muitas pacientes da Dra., inclusive.

Como ter cabelos fortes na menopausa?

Cabelos Fortes na Menopausa Guia Definitivo para Saúde Capilar
Foto de Beyzanur K. Pexels

Para ajudar as mulheres a manterem o cabelo forte na menopausa, Dra. Danielle criou um protocolo integrativo com 4 pilares fundamentais.

  1. Suplementação Personalizada:
    De acordo com a Dra., ela indica uma combinação específica de nutrientes. Pois juntos ajudam a reverter a ação na menopausa nos fios. A saber:
    – Saw Palmetto (320mg/dia): pois ajuda a bloquear o hormônio que reduz os folículos.
    – Ômega-3 (1.200mg/dia): já que reduz inflamações no couro cabeludo.
    – Biotina + Zinco: fortalece a estrutura do fio.
    – Silício Orgânico: estimula a produção de colágeno.
    – Vitamina D3: pois é essencial para a fase de crescimento.
  1. Tratamentos Tópicos Avançados
    O protocolo também inclui cuidados específicos em casa. Conforme a especialista explica, é indicado usar shampoos com cafeína e peptídios, pois ajudam a estimular os folículos. Já as máscaras com ácido hialurônico e ceramidas garantem uma hidratação profunda e evita o ressecamento dos fios. Outro ponto importante é usar séruns noturnos com redensyl e capixil. Porque esses ativos ajudam no fortalecimento.
  1. Terapias em Consultório
    Para casos mais avançados, a Dra. Danielle indica tratamentos mais específicos, como:
    “- Laserterapia de baixa intensidade: já que aumenta em 54% a densidade capilar.
    – Microagulhamento com PRP: pois estimula células-tronco dos folículos.
    – Ozonioterapia capilar: porque melhora a oxigenação do couro cabeludo.”
  1. Acompanhamento Hormonal
    “Trabalhamos em conjunto com endocrinologistas para equilibrar os níveis hormonais de forma segura e natural”, ressalta a Dr. Danielle.
    Isso só demonstra a importância de ir regularmente no médico.

Rotina capilar para os cabelos permanecerem cabelos fortes

Além de seguir o protocolo, a Dra. Danielle ressalta a importância de manter os cuidados diários em casa. Ou seja, é necessário seguir uma rotina capilar personalizada, para ter os melhores resultados com o tratamento.

Isso inclui a lavagem correta dos fios, proteção térmica, nutrição e controle do stress.

Lave os fios com água morna, e prefira shampoos No poo ou Low Poo. Massageie o couro cabeludo, mas somente com as pontas dos dedos. O secador precisa ser usado a 15cm de distância e sempre em temperatura média, e claro, nunca se esqueça do protetor térmico. Mas também inclua na sua alimentação, proteínas magras, vegetais verdes escuros, castanha e sementes. Sobre o estress, é possível meditar, fazer ioga ou até mesmo, terapia.

Os pacientes apresentam muitos resultados, como: redução da queda capilar entre 60% e 70%. Melhora no volume dos fios em até 6 meses e cabelos mais fortes e brilhantes em 8 semanas.

A especialista finaliza com uma mensagem encorajadora para manter os cabelos fortes: “A menopausa não precisa significar o fim da saúde dos seus cabelos. Com os cuidados certos e acompanhamento especializado, é possível manter fios lindos e saudáveis em qualquer fase da vida.”

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress