Como uma boa apaixonada por nutrição capilar, gosto muito de usar óleos naturais no meu cabelo. Existem muitos óleos com variadas propriedades, benéficas não só para os nossos fios, mas também para nossa pele e corpo. Hoje trouxe 5 Melhores óleos vegetais que podem auxiliar no crescimento do cabelo.
Os óleos vegetais possuem ótimas propriedades naturais. Mas antes de usar qualquer tipo de óleo vegetal lembre-se de se consultar com um dermatologista para saber se você possui algum tipo de alergia. Vá regularmente ao médico.
Vale lembrar a importância do uso do óleo vegetal 100% puro, principalmente para fazer umectação. óleos misturados com silicones por exemplo, é mais indicado para o uso nas pontas dos fios. Mas ainda sim, seja qualquer finalidade eu sempre indico o óleo 100% puro.
5 Melhores óleos vegetais
Óleo de Rícino
O óleo de rícino é extraído da mamona, que é planta afro-asiática. Este é um dos óleos capilares mais famosos para auxiliar no crescimento capilar. Contém vitamina E e sais minerais. Possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Ajuda a combater a caspa, pois suas propriedades antimicrobianas ajudam a limpar e cuidar do couro cabeludo. Mas além disso age eliminando os radicais livres e ajuda a estimular a elastina e o colágeno.
Os ácidos graxos (ômega 6 e 9) contidos no óleo de rícino, por sua vez, são capazes de ajudar na hidratação dos fios, pois evita a perda de umidade, já que formam uma película em volta da fibra capilar. Portanto auxilia muito os fios ressecados e com frizz.
Contra indicações: De acordo com especialistas é contra indicado para lactantes e mulheres grávidas.
Como utiliza-lo ? Por ser mais denso pode ser um pouco incômodo usa-lo sozinho, então você pode misturar ele com um óleo mais leve. Pode ser usado em umectações ou para potencializar alguma máscara capilar.
Dicas para crescimento capilar
Óleo de alecrim
Além de ser uma planta medicinal é muito usado na gastronomia. Mas já faz sucesso nos cuidados capilares. É nativo da região do Mediterrâneo.
Possui propriedades anti-inflamatória, antioxidantes e auxilia na circulação sanguínea. Então, devido a isso ele pode auxiliar no crescimento saudável e fortalecimento dos fios. Mas além disso também ajuda na manutenção da cor e brilho dos fios.
Porém é importante ter cautela, ele pode acabar escurecendo cabelos claros.
Contra indicações: Gestantes.
Óleo de Jojoba
O óleo de Jojoba é extraído da planta Jojoba que é nativa da América do Norte.
Este óleo contém vitaminas A, B1, B2 e E; ácido mirístico, cerca de 96% de sua composição é ceramida.
A ceramida é um lipídio, portanto possui propriedades emolientes umectantes, que forma uma barreira na pele protegendo de agentes agressivos e mantendo a apele hidratada.
O óleo de jojoba ajuda no equilíbrio da produção de sebo, consequentemente na oxigenação do couro cabeludo, sendo um ótimo aliado no combate a oleosidade excessiva e caspa.
A vitamina E tem efeito antioxidante e o ácido mirístico tem ação anti-inflamatória.
Óleos para crescimento capilar
Óleo de Jaborandi
O Jaborandi é uma planta nativa do Brasil, possui ótimas propriedades para pele e cabelo, sendo inclusive conhecido como tônico natural.. Este é um ótimo aliado para deixar os fios mais resistentes e saudáveis, auxiliando assim no crescimento capilar. Os principais ativos que podemos destacar são:
- Taninos: Possui ação adstringente, ajuda na limpeza do couro cabeludo evitando assim a oleosidade excessiva e seborreia.
- Pilocarpina: Promove a recuperação da textura capilar pois age mais profundamente, ajudando no fortalecimento do cabelo evitando queda e quebra dos fios.
Contra indicações: Gestantes, mulheres que amamentam e pessoas com problemas cardíacos.
Óleo de alho
O alho é oriundo do Oriente e Europa Meridional. É rico em enxofre, Vitaminas, C, E, B1 e B6, ajudando a deixar os fios mais fortes evitando a quebra capilar. Mas além disso previne a caspa alivia a coceira e mantém os fios hidratados. Seus nutrientes auxiliam na limpeza do couro cabeludo que por sua vez pode auxiliar no crescimento capilar.
Como utiliza-lo: Devido a seu aroma característico, pode incomodar, então você pode mistura-lo com outro óleo.
[show_shopthepost_widget id=”4488025″]Os 5 melhores óleos vegetais podem auxiliar no tratamento do crescimento capilar, mas isso não significa sua eficácia se utilizados sozinhos. Lembre-se de manter uma rotina de cuidados adequadas com a necessidade do seu cabelo.
Gostou das dicas? Já usou algum destes óleos? Então me conta aqui nos comentários.
Beijos!!!
Leslie Leite da Silva
Não faço umectação por que não gosto da sensação oleosa no cabelo, mas uso óleos naturais nas minhas misturinhas para hidratação e nutrição, inclusive, estou querendo usar óleo de Jojoba. Porém, de alho nunca mais, o cheio é horrível, haha.
Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
Simone
Pois é é forte mesmo hahah
Anete Oliveira
Já quero um de alecrim.
Beijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Lívia Madeira
mt bacana ver mais propriedades desses oleos, o de rincino é mesmo super bem falado
http://www.tofucolorido.com.br
https://www.instagram.com/liviaalli/
Simone
Sim
Dany
Eu usei muito o de jaborandi e adorava o resultado!
Meu cabelo sempre se deu bem com o óleo.
Os outros já ouvi falar bem também, porém nunca os usei.
Amei as dicas!
bjO
Dany
Blog Breshopping da Dany
Simone
Que bom ♥
Carol R
Eu só usei óleo de coco de vegetal. Os outros não usei.
bjs
Pathy Guarnieri
Desses, só usei rícino. Preciso testar os outros.
Cores do Vício
Váh
Muitos óleos ótimos heim!
Óleo de Jojoba me lembra o Irmão do Jorel já assistiu?
Hahahahaha 🙂
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Simone
Já sim kkk acho muito legal
Fernanda Helena
Que artigo top, tô adorando visitar e ler os artigo deste blog…
Parabéns!
Tay Ribeiro
Amei o post. Eu geralmente uso aqueles óleos combinados tipo argan e coco e amo.
Dos citados eu gosto muito do óleo de jaborandi.
beijos
Simone
Eu também uso esses blends