5 COISAS QUE APRENDI COM A TRANSIÇÃO CAPILAR - Charme-se
Logo Charme-se
5 COISAS QUE APRENDI COM A TRANSIÇÃO CAPILAR

Oi, gosto muito de conversar sobre esse processo porque sinto que isso me fortalece e quem sabe eu ainda consiga ajudar alguém. Eu não fazia ideia de que a transição capilar ia mostrar um lado de mim mais forte e confiante. Se eu soubesse teria começado a mais tempo. Aprendo muitas coisas conforme meus cachos vão crescendo, e ainda estou aprendendo. Mas separei para hoje 5 coisas que aprendi com a transição capilar, para me mostrar o quanto tem me feito bem e mostrar para você que se conhecer é libertador.

5 COISAS QUE APRENDI COM A TRANSIÇÃO CAPILAR

Meu cabelo sempre foi lindo 

“Vai sair com esse cabelo ruim ?” “Por que você não alisa ?” “Prende esse cabelo menina.”

Desde criança fui ouvindo que meu cabelo era ruim, eu sempre vivia com ele preso. Era um milagre me ver com ele solto. Ele sempre foi bastante volumoso e eu não fazia ideia de como cuidar dele. Precisei começar uma transição capilar aos 26 anos de idade para entender algo muito simples. Meu cabelo sempre foi lindo, eu só não sabia cuidar dele e muito menos enxergar a beleza dele.

5 COISAS QUE APRENDI COM A TRANSIÇÃO CAPILAR

Dedicação & Paciência 

Parar de alisar o cabelo não é o fim, mas sim o início. É aqui que se inicia os cuidados, a dedicação comigo mesma. Pensei muito antes de tomar esta decisão, ouvi relatos e li relatos de milhares de mulheres. Com isso comecei a admirar mais cada uma delas e suas histórias… Algumas amaram a transição e outras desistiram, mas todas elas fizeram por si próprias e escolheram para si o que mais a faziam felizes. Me dedicava a muita coisa, trabalho, casamento, casa… Até perceber que eu precisava parar um pouco e me dedicar a mim mesma também. O que eu queria para mim ? Tive apoio dos meus amores e foi o suficiente para começar, ou melhor, recomeçar. A partir daí ia me conhecer mais do que imaginava.

E a paciência tem sido uma aliada. Os cachos não vão nascer de um dia para o outro, muito menos dentro de um ano. Agora em Março completei um ano de transição capilar e me sinto no meio do caminho. E eu estou feliz, porque já está valendo a pena. Me olho no espelho e me sinto bem, como nunca me senti antes. Dentre as 5 coisas que aprendi com a transição capilar, esta é umas das mais importantes. Sem dedicação e paciência é difícil continuar.

5 COISAS QUE APRENDI COM A TRANSIÇÃO CAPILAR

Cuidar mais do meu cabelo

E com tanta dedicação e paciência tenho descoberto produtos bem legais e que me ajudam bastante. As cacheadas criaram uma grande corrente, ensinando e contando suas experiências. Quando eu alisava meu cabelo eu mal fazia hidratações, o importante era ele estar liso. Mas hoje em dia, eu olho para os meus cachos e sinto vontade de ver eles cada vez mais bonitos. Depois que parei de alisar até mesmo no início, já senti uma grande diferença na saúde dele. O brilho e as pontas saudáveis me deixaram ainda mais inspirada a cuidar melhor do meu cabelo e do meu corpo.

Pois é, me olhar no espelho e me sentir bonita com cachos me deu um banho de ânimo. Fiquei mais confiante comigo mesma, com quem eu sou de verdade. Meu cabelo me mostrou a beleza de ser quem sou, a beleza de me conhecer e me amar assim, do jeito que ME FAZ BEM.

5 COISAS QUE APRENDI COM A TRANSIÇÃO CAPILAR

O Big Shop não é uma regra 

É uma escolha, e só eu sei o momento certo. Eu amo cabelo comprido, cortar bem curto como vi muitas guerreiras fazendo, definitivamente não era para mim. E ainda sinto que meu cabelo natural ainda está muito pequeno para que eu me sinta segura quanto a isso.

Modelar o meu cabelo tem me dado um resultado maravilhoso, tanto que o BC está ficando para depois e depois… Já fiz um corte de pontas, e senti que meu cabelo deu um pouco mais de volume e os cachos naturais ganharam espaço, é provável que eu faça isso até o final.

O importante é fazer o que me faz sentir mais confortável. A transição não é para ser uma tortura, é para ser saudável. Um processo lindo de descobertas. Aproveito cada cacho que nasce  e com isso aprendo muito no meio do caminho.

O cabelo Cresce e a gente floresce de dentro para fora 

Eu pensei que era só o meu cabelo que me causava aquela dorzinha no peito que não fazia eu me aceitar e muito menos querer me amar. Mas era a insegurança criada a partir de um bombardeio de julgamentos que eu recebi desde criança. “Só quero ser normal como todo mundo”, era o que eu dizia. Eu mal sabia que ninguém é assim tão normal, e que ter sua individualidade é incrível, é ser humano.

Eu consegui enxergar que o meu cabelo era bonito, e que era mais bonito ainda quando eu me importava comigo, quando eu me amava e me cuidava. Então eu percebi que não era só o cabelo. Mas foi a partir dele que aprendi que tinha que arrumar uma bagunça que eu guardava aqui no peito. Uma baguncinha que a insegurança faz, e sussurra dizendo que eu tenho que me encaixar em algum lugar. NÃO, EU NÃO TENHO!

O cabelo vai crescendo, eu vou me conhecendo e a baguncinha vai dando espaço para um jardim de amor próprio.

5 COISAS QUE APRENDI COM A TRANSIÇÃO CAPILAR

Estas são 5 coisas que aprendi com a transição capilar, dentre outras tantas coisas que me fazem continuar…

E você, o que te faz continuar nas suas escolhas ?

Me segue no Instagram

Beijos!!!

aproveite e veja também

Comentários

Declaro que li e concordo com a política de privacidade.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Wanessa de Almeida

    eu queria aceitar meu cabelo natural, mas acho trabalhoso pra cuidar, confesso.
    É cacheado, tem volume e embaraça muito são coisas que me irrita.
    Adorei sua transformação, um dia quero ser assim hahaha
    bj http://www.diadebrilho.com

    responder
    • Simone

      Oi Wanessa, vai no seu tempo. Eu precisei pensar muitooooooooo… Da trabalho sim, mas vale super a pena se cuidar. ♥

      responder
  • Pam

    É um ótimo post pra quem quer começar e pra se ver no seu lugar também.
    Adorei mesmo!
    Seu cabelo é lindo demais! E esses cachos estão ficando cada vez mais maravilhosos.
    Que bom que fez a sua escolha e está feliz por ela.
    http://www.pamlepletier.com

    responder
    • Simone

      Eba, que bom que gostou. ♥ Obrigada linda, foi uma ótima escolha, graças a Deus ♥

      responder
  • Camila Faria

    LINDO esse post Simone! Bonito demais ver como a transição vem acompanhada de muito amor-próprio e auto-conhecimento. <3

    responder
  • Patty Lye

    Teu cabelo ficou maravilhoso, com certeza cada momento foi uma descoberta de sí mesma e desse respeito próprio, e assim você se mostra ainda mais linda!
    bjs
    Patty Lye
    Blog Patty Lye | Youtube | Instagram

    responder
  • Késsia

    Aí que linda, adorei o post, você sempre foi linda minha flor!

    responder
  • Kaila Garcia

    Amei seu post, Simone. Concordo muito com todos os pontos, principalmente com o primeiro, a gente tem uma mania tão feia de achar que tudo da gente é ruim, não é suficiente, né? Mesmo sendo lindo! Menos julgamentos em si mesma e mais amor!

    http://www.kailagarcia.com

    responder
    • Simone

      Pois é, achar que que sempre tem algo de errado, faz muito mal para nosso alto estima. MAIS AMOR SEMPRE ♥

      responder
  • Mary Soeiro

    Que lindo seu cabelo. Ele e mais bonito cacheado!
    Beijos

    responder
    • Simone

      Verdade, que bom que a gente muda para melhor ♥ Beijos lindona

      responder
  • Lulu

    O importante é você ser feliz com vc mesma. Fico feliz com suas descobertas
    big beijos

    responder
  • Leslie Leite

    “se conhecer é libertador”. Pura verdade. É o que eu comecei a sentir também depois que passei a usar meu cabelo ao natural.
    Eu me identifiquei muito com o post, a não ser pelo Big Chop, por que eu não tinha química no cabelo, então, não precisei fazer transição física, é mais uma transição de dentro pra fora, de pensamento, de mudar o conceito sobre o meu próprio cabelo. Porém, eu achava que o Big Chop era algo necessário, até você me provar o contrário, rs.
    Beijo!!

    responder
    • Simone

      Oi Leslie, que bom que você teve uma experiência boa também. O BC me deixava pensativa, mas achei uma alternativa muito boa e que funcionou comigo. ♥

      responder
  • karina

    olá
    seu cabelo é lindo
    adoro cabelo cacheado
    nós temos uma cultura enraizada de que só cabelo liso é aceitável nos padrões de beleza.
    Ainda bem que estamos mudando isso gradativamente.
    beijão
    Karina Pinheiro

    responder
  • Amanda

    Florescer, é isto! <3
    Sempre falo que a transição capilar não é algo fácil, mas ver os nossos cachinhos de volta não tem preço! O nosso cabelo sempre foi lindo mesmo e é preciso ter MUITA paciência, lidar com duas texturas não é nada fácil, né? Só quem passa por isso sabe. Agora eu tô com o meu cabelo bem curtinho e cacheadinho, no começo foi um desafio, já que nunca tive cabelo curto, hihi. Amei o post e o teu cabelo tá lindo! <3

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    responder
    • Simone

      Oi Amanda, muito obrigada. Não é fácil, mas tem valido a pena.

      responder
  • Pathy Guarnieri

    Owwwnnn que bacana, Simone! Essas experiências são tão boas, né? E sim, seu cabelo é lindo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    responder
  • Janaína do Rocio Costa dos Santos

    Adorei o post super útil para as cacheadas que estão passando pela transição.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    responder
  • Thami Sgalbiero

    Adorei essas lições de vida que aprendemos com nós mesmas né? Realmente seu cabelo sempre foi lindo! Que bom que agora ele tá seguindo a forma de quando era criança, porque é lindo!

    responder
  • Aléxia Macêdo

    Eu não alisei meu cabelo por muita falta de coragem (o medo de me arrepender, que hoje vejo que realmente viria!) e porque mamãe nao deixava kk. Mas confesso que para mim, que sempre tive que lidar com meu cabelo cacheado mesmo, foi um processo também de aceitar e amar os fios como eram, naturais. E eu senti isso que você falou, especialmente no quesito paciÊncia, porque tive que aprender a cuidar do meu cabelo mesmo, sabe? É muito dificílaprender a se amar como é, mas é n muito necessário para vivermos de forma mais leve.

    responder
    • Simone

      Concordo plenamente, não é fácil porém é necessário. ♥ Ainda bem que sua mãe não deixou rs

      responder
    • Simone

      Que bom que gostou Marcela, não sei se vai funcionar com todo mundo, mas para mim não foi regra, graças a Deus.

      responder
  • Stephanie Ferreira

    Apesar dos dias difíceis, passar pela transição me mudou como mulher. Aprendi também, que meu cabelo é lindo, sempre foi. E o mais legal, é que agora posso usa-lo natural, posso deixar liso, posso fazer mais cachinhos, sou livre sabe? E me cuido muito mais <3

    responder
    • Simone

      SIM É ISSO, SER LIVRE. Mudar por você e só por você ♥. Se desprender das amarras do sofrimento causado pelos padrões da sociedade. <3

      responder
  • Priscilla

    Eu não tive a experiência de passar por uma transição, mas fico feliz por todas que conseguem passar pela transição e aprender coisas positivas 😀
    Beijos :*

    responder
    • Simone

      Sim, é um momento nosso de conhecimento. Muito lindo ♥ Beijos

      responder
plugins premium WordPress