Quando eu comecei a transição capilar tive muitas dúvidas e não sabia ao certo o que esperar. Então eu aproveitei para trocar experiências e aprender mais sobre meu cabelo; isso deixou o processo mais fácil. Mas no meio do caminho me deparei com vários mitos, que podem acabar atrapalhando os cuidados com os cabelo. Portanto hoje vou te contar 10 mitos sobre a transição capilar que você talvez ainda acredita.
Para mim a transição capilar foi uma das melhores coisas que eu fiz na minha vida. Pois eu me sinto super bem com meu cabelo natural e é isso o que importa. Não existe nada melhor do que estar bem consigo mesma.
10 mitos sobre a transição capilar para parar de acreditar
Transição capilar é modinha
A maior aceitação e busca pelos cabelos naturais fez com que o assunto ganhasse grandes proporções. Como mais mulheres optando pelo cabelo natural e consequentemente mais produtos para cabelos crespos e cacheados começaram a surgir no mercado. Mas a transição capilar não é uma simples tendência passageira. Pois ela se refere a algo muito mais profundo e íntimo em cada pessoa.
Ao longo dos anos foi atribuído ao cabelo crespo adjetivos negativos, como se fosse errado ter um cabelo assim. Então eu cresci odiando meu cabelo. Mas a transição me mostrou que meu cabelo é uma linda parte de mim e nunca houve nada de errado com ele. Meu cabelo é minha essência, minha raiz.
Então, definitivamente a transição capilar NÃO É modinha.
O Big Chop é uma regra
Big Chop significa o grande corte. Muitas charmosas quando decidem passar pela transição capilar, cortam toda a parte lisa dos fios. Mas esta não é uma regra.
Eu não fiz o Big Chop. Eu deixei meu cabelo crescer e fui cortando as pontas aos poucos. Mas o importante neste caso é escolher a melhor opção para você.
O Big Chop ajuda o cabelo a crescer
Nenhum tipo de corte ajuda o cabelo a crescer. No entanto o corte pode ajudar a deixar o cabelo com a aparência melhor. Pois ajuda a retirar pontas duplas, secas, etc. Além disso o corte deixa os fios com mais balanço e movimento.
Para fazer o cabelo crescer, após o big chop mantenha uma rotina de cuidados capilares e use produtos de qualidade.
Mentiras que você já ouviu sobre a transição capilar
O cabelo cacheado demora a crescer
Primeiro precisamos entender que nosso cabelo possui um ciclo de vida. Ele nasce, cresce e morre. Então existe uma quantidade de cabelo que cai naturalmente e isso é normal. Outra muito importante é entender que o cabelo cresce em média 2 centímetros por mês. Mas é claro que cada pessoa possui uma genética diferente e isso também interfere. Logo, podemos entender que o crescimento capilar não está ligado a textura do fio.
VEJA AGORA: Como reduzir o fator encolhimento.
O cabelo cacheado parece crescer menos devido ao fator encolhimento. Pois por ser em espiral, acaba encolhendo com mais facilidade, então parece que ele não cresce.
O cabelo cacheado é difícil e caro de cuidar
Minha transição capilar foi super tranquila, porque eu fiz por mim e não para ser aceita. Então eu vibrava e me sentia mais eu com cada cachinho nascendo. Aprender a cuidar melhor do meu cabelo foi o autoamor que eu tanto precisava. Fica muito mais fácil e prazeroso fazer o que se ama.
Cada tipo de cabelo precisa de um cuidado específico. Então conhecendo a necessidade do seu cabelo, fica muito mais fácil cuidar dele. Além disso hoje em dia é fácil encontrar muitas opções de produtos mais acessíveis no mercado.
Shampoo antiresiduo faz os cachos voltarem
NUNCA!
O shampoo antiresiduo serve para fazer uma limpeza profunda nos fios. Mas quando usado com muita frequência pode causar danos nos fios, deixando o cabelo ressecado e fragilizado. Não funciona.
O cabelo natural nunca vai voltar
Volta sim, não se preocupe. Mas dependendo do tempo que você passou alisando, talvez você não conheça mais seu tipo de cacho. Afinal o cabelo muda com o tempo também. Quando eu era criança meus cachos eram muito mais volumosos naturalmente, hoje nem tanto.
Alguns dos maiores mitos da transição capilar
Cabelo crespo é ruim
Esta foi uma das frases que eu mais ouvia quando criança. Por isso cresci odiando a mim mesma. Não existe cabelo ruim, existe cabelo mal cuidado. Então quando entendemos a necessidade do nosso cabelo e cuidamos dele, os fios ficam lindos e saudáveis.
Cabelo cacheado bonito é sempre definido e sem frizz
Vejo pessoas passando pela transição capilar para ter cachos como o de fulana X ou fulana Y. Mas este é um grande erro. Só passe pela transição capilar se estiver disposta a aceitar O SEU REAL CABELO. Pois existem muitos tipos e texturas de cachos. Alguns cabelos definem com facilidade outros são sem forma e volumosos naturalmente, e não tem nada de errado nisso, é genética, é a natureza do cabelo.
Existe cabelo perfeito
Não existe cabelo perfeito, existe cabelo bem cuidado e saudável. Tudo bem ver um cabelo lindo e achar ele perfeito, mas não é bom idealizar como uma perfeição de fato, porque não existe e pode acabar em frustração.
Todo cabelo sofre agressões externas, fora que nosso organismo também influencia a saúde capilar. Então para ter um cabelo saudável é importante cuidar da saúde como um todo, de dentro para fora.
Estes são alguns dos 10 mitos sobre a transição capilar para parar de acreditar AGORA. Pois se livrar deles vai deixar o processo muito mais agradável. Mas me diz, qual destes mitos você já chegou a acreditar?
Beijos!!
Váh
Muito interessante esse post!
Admiro muito quem faz a transição capilar, não deve ser nada fácil…
Nossa não sabia que Big Chop significa o grande corte.
Ótimo post 😉
https://www.heyimwiththeband.com.br/
Lulu on the sky
Achei ótimo você desmistifcar essas teorias de cabelo cacheado. É cabelo lindo assim como liso ou crespo, o importante é você amar o seu cabelo e cuidar dele.
big beijos
Simone
Isso mesmo